Dia Internacional da Mulher comemorado com risadas e truques de mágica
A tradicional comemoração do Dia Internacional da Mulher foi marcada por muitas risadas, truques de mágica e interação entre as mais de 80 participantes que assistiram a palestra “O poder transformador das mulheres”. A palestrante da noite, Indakéia Marisol Lima, que é consultora do Sebrae/PR e diretora da Coopernet Consultoria de Desenvolvimento de Talentos, disse que a mulher hoje deve ter mais foco e atitude, e também precisa saber se valorizar e não ter medo de inovar. O evento, que ainda teve um coquetel de boas-vindas, foi realizado na sede do CRCPR (Conselho Regional de Contabilidade do Paraná), no dia 12 de março, quinta-feira.
A comemoração foi promovida pelo CRCPR e IPMCONT (Instituto Paranaense da Mulher Contabilista), com o apoio do Sicontiba (Sindicato dos Contabilistas de Curitiba), da Fecopar (Federação dos Contabilistas do Paraná) e do Sescap-PR (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná).
Ao invés de pagar pela inscrição, as participantes do evento foram convidadas a doar fraldas geriátricas e tubos de creme hidratante que serão entregues para instituições de caridade de Curitiba e região.
Durante seu discurso, o presidente do Sicontiba, Hugo Catossi, enalteceu o poder das mulheres e quebrou protocolos ao convidar para a frente do palco sua mulher, Cristina Medeiros, e duas diretoras do sindicato, Janette Comitti e Simone Vanni. “A vida não é nada sem vocês, mulheres”, disse.
Já a presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta, parabenizou as mulheres contabilistas e fez um convite para que todas participem do X Encontro Nacional da Mulher Contabilista, que pela primeira vez será realizado no Paraná, em Foz do Iguaçu, entre os dias 12 e 14 de agosto.
Por sua vez, o presidente da Fecopar, Divanzir Chiminacio, ressaltou que as mulheres a cada dia estão conquistando mais o mercado de trabalho porque são dedicadas e têm atitude. “Elas já são maioria dentro das salas de aula dos cursos de ciências contábeis”, pontuou.
Palestra
Em sua palestra, Indakéia falou que é importante a mulher de hoje ter pessoas com quem possa contar em todos os segmentos da vida, como profissional e amoroso. Ensinou que as mulheres precisam se valorizar mais e cuidar de si próprias antes de saírem ajudando os outros. Disse também que aprender a compartilhar as tarefas do dia a dia, em casa e no trabalho, e ter um tempo para pensar em si é fundamental para conquistar sucesso.
A palestrante definiu ainda o mundo atual com a sigla VICA: “V” de volátil, “I” de instável, “C” de complexo e “A” de ambíguo. Disse que por conta disso tudo hoje as pessoas sofrem de inúmeros distúrbios comportamentais, como inquietação, esquecimento e insônia. E reclamou que muitas mulheres são reféns de seus corpos quando, na verdade, deveriam estar gastando energia em busca de uma beleza interior.
Por fim, ela disse que ter atitude é fundamental para transformar a realidade, que sempre é possível tirar boas lições de momentos difíceis, e que sair da zona de conforto e ter foco nas atividades diárias são passos imprescindíveis para um caminho de vitórias e felicidade. “Não adianta estar no trabalho pensando em casa. Depois estar em casa pensando no trabalho.”