Sicontiba pressiona, Sanepar faz proposta e contabilistas da empresa aprovam o Acordo Coletivo de Participação nos Resultados de 2015
Há poucos dias, o Sicontiba (Sindicato dos Contabilistas de Curitiba) enviou um ofício para a Sanepar cobrando a proposta de Acordo Coletivo de Participação nos Resultados de 2015 (AC/PPR). Ontem, dia 11 de agosto, o sindicato esteve na sede da empresa, em Curitiba, onde os contabilistas da Sanepar aprovaram a proposta por unanimidade durante uma assembleia.
Durante o encontro, o presidente do Sicontiba, Hugo Catossi, o tesoureiro geral, José Eurides Borges Filho, o diretor Luciano Barboza e o assessor jurídico, Ricardo Weber, analisaram a proposta do AC/PPR com os contabilistas da Sanepar e também sanaram dúvidas. O pagamento do benefício deve ser feito até o fim do mês.
Hugo mencionou também as ações que vêm sendo desenvolvidas pela diretoria do sindicato, como o plano de modernização da sede administrativa, as investidas contra as burocracias nos órgãos públicos e as tratativas que já resultaram em mais de 40 Acordos Coletivos de Trabalho fechados neste ano. Ele falou ainda sobre as eleições do Sicontiba, que vão acontecer em novembro.
Além disso, elogiou o trabalho dos contabilistas da Sanepar, em especial do gerente contábil da empresa, Ozires Kloster, que é também diretor do Sicontiba. Segundo Hugo, Ozires é um exemplo de profissional por sua dedicação e competência.
Graças a uma equipe contábil qualificada, a Sanepar foi anunciada, recentemente, como uma das vencedoras do Troféu Transparência 2016, uma iniciativa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi) e da Serasa Experian.
Já o tesoureiro geral do Sicontiba apresentou as contas do sindicato. José Eurides expôs números e disse que o Sicontiba está sendo administrado com muito cuidado e que o dinheiro dos contabilistas é tratado com respeito e ética; tanto que o sindicato criou, de modo pioneiro, um Portal da Transparência em seu site com todos os seus custos e investimentos.
A redução de gastos com diversas atividades, como viagens de representação, e o controle consciente do dinheiro são as razões que permitiram ao Sicontiba ter hoje caixa suficiente para poder reformar em breve a sede administrativa, com a construção de um novo auditório para cursos e novas salas para o uso dos contabilistas, principalmente, para quem é da região metropolitana de Curitiba.
O assessor jurídico do Sicontiba, por sua vez, aproveitou a oportunidade para tocar em dois assuntos de interesse dos contabilistas da Sanepar.
Primeiro, a ação civil pública que foi ajuizada em 2012 e é referente ao plano de saúde. De acordo com Ricardo, o processo está no Tribunal Superior do Trabalho e sem prazo para ser analisado, já que aguarda o parecer do ministro João Batista Brito Pereira.
Segundo, a possibilidade de ingresso de uma ação coletiva para reavaliação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) de 2009. O assessor jurídico fez considerações importantes sobre o assunto e se colocou à disposição de todos para tirar quaisquer dúvidas.
Após a votação e as observações da diretoria do Sicontiba, o sindicato ofereceu um almoço para os contabilistas da Sanepar.