Em busca de soluções e respostas para problemas no sistema de CNPJ, Sicontiba vai até a Receita Federal
Hoje, dia 23 de agosto, o presidente do Sicontiba (Sindicato dos Contabilistas de Curitiba), Hugo Catossi, e o presidente do CRCPR (Conselho Regional de Contabilidade do Paraná), Marcos Rigoni, estiveram reunidos com o delegado titular e o delegado substituto da Receita Federal em Curitiba, Arthur Cazella e Edair Silva, para discutir os problemas que têm afetado o Sistema de Coleta do CNPJ e prejudicado tanto a classe contábil.
“Há dias muitos contabilistas têm comunicado o Sicontiba sobre o inconveniente encontrado no sistema. Como a situação não se normalizou, mesmo depois de um comunicado do órgão falando sobre a implantação de uma nova versão do sistema e de ataques que afetaram o seu funcionamento, viemos aqui para conversar e cobrar soluções”, explicou Hugo.
Segundo Cazella, a Receita está tratando os problemas, que são de ordem técnica, com prioridade máxima. “Temos informações de fontes oficiais de que o sistema já voltou a funcionar, embora ainda de forma intermitente, mas temos a expectativa de que ao longo do dia a situação se encaminhe para o retorno à normalidade”, informou o delegado.
Outro assunto tratado durante o encontro foi a dificuldade que o profissional contábil tem encontrado para fazer agendamentos junto à Receita em Curitiba para casos de processos de compensação, ressarcimento e restituição de tributos, além de outros serviços. Os representantes dos contabilistas sugeriram a implantação de um atendimento diferenciado para a classe contábil aos moldes do que acontece na Junta Comercial do Paraná.
O delegado da Receita explicou que a delegacia de Curitiba tem um problema de déficit de pessoal e que o órgão tem trabalhado no desenvolvimento de sistemas para agilizar o atendimento. Sobre o atendimento diferenciado, disse que outras categorias também têm o mesmo pleito.
“O que posso dizer é que estamos estudando a questão. Entendemos que prestar um melhor atendimento ao contabilista é também atender melhor a sociedade”, afirmou Cazella.
Comunicado da Receita Federal, 22/08/2016
Comunicado aos usuários do Sistema Coleta do CNPJ
Foi implantada dia 15/08, segunda-feira, uma versão atualizada do Sistema de Coleta do CNPJ integrada com as Juntas Comerciais e as Prefeituras Municipais, com novas funcionalidades, que têm por objetivo integrar, simplificar e unificar os processos de abertura, alteração e legalização de empresas.
Entretanto, desde a sua implantação, a nova versão do Coleta do CNPJ tem apresentado problemas técnicos que estão causando a sua instabilidade. Segundo nota do Serpro, empresa responsável pela manutenção do sistema, o problema decorre do grande volume de dados transitando no ambiente da aplicação.
A Receita Federal vem fazendo todos os esforços para resolver o problema, com a urgência que o caso requer, monitorando de forma permanente o comportamento do sistema e coletando relatórios periódicos, com o objetivo de retornar à normalidade e ao padrão de qualidade do serviço prestado pela Instituição.
Os serviços de integração com as Juntas Comerciais e a disponibilidade do sistema já se estabilizaram. Porém, ainda há registro de lentidão na mudança de telas e no processamento das solicitações de atos cadastrais.
A Receita Federal lamenta os transtornos causados aos usuários e aos parceiros institucionais integrados ao Sistema (Juntas Comerciais, Administrações Tributárias e demais órgãos estaduais e municipais) e se compromete a comunicar imediatamente qualquer alteração no cenário atual.