Alvará provisório, Redesim e agenda de encontros são temas de reunião entre entidades contábeis e o novo secretário de Urbanismo de Curitiba
Entidades contábeis do Estado (Sicontiba, CRCPR e Sescap-PR) estiveram reunidas hoje, dia 10 de janeiro, com o novo secretário de Urbanismo de Curitiba, Marcelo Ferraz Cesar, e o chefe de gabinete da secretaria, Almir Carlos Bornancin.
O motivo do encontro foi a agenda que as entidades mantinham com a secretaria a cada 15 dias para resolverem os casos mais complexos envolvendo a abertura de empresas e as implantações em Curitiba do alvará provisório e da Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios).
“São ações que vão beneficiar, principalmente, a nossa sociedade”, resumiu o presidente do Sicontiba (Sindicato dos Contabilistas de Curitiba), Hugo Catossi.
Se o alvará provisório for adotado, por exemplo, calculam as entidades contábeis que cerca de 80% da demanda da secretaria seria resolvida de maneira prática e rápida.
O secretário se mostrou aberto às propostas. Disse que a agenda de encontros entre as entidades e a secretaria continua e, se referindo ao alvará provisório e à Redesim, falou que fará tudo o que for possível para desburocratizar o sistema.
Ferraz pontuou ainda que vai intensificar e focar o trabalho da secretaria de Urbanismo em três frentes: desburocratização, fiscalização e aproximação com diferentes setores da prefeitura e da sociedade.
O CRCPR (Conselho Regional de Contabilidade do Paraná) foi representado pelo presidente Marcos Rigoni e pelo vice-presidente de relações sociais, Narciso Doro, e o Sescap-PR (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná) pelo presidente Mauro Kalinke e pelo diretor Luiz Fernando Ferraz. Também participou da reunião o vereador Helio Wirbiski (PPS).