Curso 23/Julho: Lucro Real e Lucro Presumido
Data: 23 de julho de 2018 (segunda-feira)
Horário: 8h30 às 17h, com intervalo para coffee break e almoço
Local: Auditório do CRCPR
Rua XV de Novembro, 2987, Alto da Rua XV, em Curitiba
Objetivo
Qualificar e capacitar os participantes sobre a correta forma de escrituração fiscal á luz do universo fiscal-contábil contemporâneo, respeitando a legislação otimização tempo e evitando possíveis problemas junto ao fisco, no cenário atual. O curso será realizado com vários modelos e exemplos práticos.
Instrutor
Lúcio Tomaz
Graduado em Ciências Contábeis com 28 anos de experiência em organização contábil, especialista em metodologia de ensino, pós-graduado em Planejamento tributário, Professor acadêmico, Consultor, Palestrante, Articulador e estudioso tributário. Amplo conhecimento em abertura de empresas, registro de notas fiscais, mapas de cálculos, substituição tributária, nota fiscal eletrônica e apuração de impostos diretos e indiretos, bem como retenções. Atuação em conciliações bancárias e contabilização em geral, análise financeira e ciclos financeiros, análise das demonstrações contábeis, planejamento tributário e escrituração de livros em geral, bem como contabilização.
Investimento com inscrição e pagamento até 20/07/2018:
*R$ 80,00 ao Associado Sicontiba (ativo e regular no CRCPR)
*R$ 80,00 ao Funcionário de Associado Sicontiba
*R$ 80,00 ao Estudante
*R$ 130,00 ao Profissional da Contabilidade ativo e regular no CRCPR
*R$ 160,00 aos Demais Profissionais
Conteúdo
Tópico I (Impostos Federais):
Lucro Real:
– Apuração Trimestral;
– Apuração do Imposto Compensação de Prejuízos Fiscais;
– Conceito de Receita Bruta;
– Contribuição Social sobre o Lucro Líquido;
– Vantagens e Desvantagens;
– Apuração Anual;
– Conceito de Receita Bruta;
– Base de Cálculo do Imposto;
– Apuração do Imposto de Renda;
– Vantagens e Desvantagens;
– Balanço de Suspensão ou Redução;
– Escrituração do Livro LALUR;
– Adições e Exclusões do Lucro Líquido;
– Compensação de Prejuízos Fiscais;
– Deduções Permitidas para Cálculo do Imposto;
– Base de Cálculo do Imposto;
– Contribuição Social sobre o Lucro Liquido;
– Vantagens e Desvantagens;
– SPED – Contribuições;
– Exercícios práticos.
Lucro Presumido:
– Definição de Lucro Presumido;
– Empresas permitidas e Impedidas de Optar pelo lucro presumido;
– Momento da opção;
– Regime de Competência ou Caixa;
– Deduções Permitidas;
– Pagamento do Imposto;
– Contribuição Social sobre lucro líquido;
– Vantagens e Desvantagens;
– SPED – Contribuições;
– Distribuição de Lucros;
– Condições para distribuição;
– Casos de tributação;
-Distribuição Proporcional ou Desproporcional ao Capital;
– Proibição à Distribuição – Empresas com Débitos Tributários;
– Informação na Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física do Sócio;
– Exercícios práticos.
PIS/PASEP E COFINS:
– Regime Cumulativo e Regime não Cumulativo;
– Empresas Tributadas com base no lucro real e lucro presumido;
– Base de Cálculo;
– Alíquotas;
– Apuração dos Créditos;
– Pagamento das Contribuições;
– Entidades imunes e isentas PIS sobre Folha de Pagamento;
– Exercícios práticos.
Informações Gerais
As inscrições devem ser feitas diretamente no site do Sicontiba. Caso haja desistência por parte do inscrito, informamos que não haverá devolução do valor pelo Sicontiba. O curso poderá ser cancelado pelo Sicontiba a qualquer momento com o devido retorno do investimento aos que já estavam inscritos ou opção de crédito para outros cursos subsequentes.
Certificado
O certificado estará disponível no www.sicontiba.com.br/inscricoes até três dias úteis após a realização do curso, clicando em meus cursos – imprimir certificado.
Apostila e Material de Apoio
A apostila será encaminhada por e-mail até dois dias antes do curso e deve ser impressa pelo participante, que também é responsável pelo material de apoio, como lápis, caneta e folhas de papel.
Cancelamento
A inscrição será cancelada caso o participante não envie o comprovante de pagamento para o e-mail sicontiba@sicontiba.com.br até um dia antes do curso.
Presença
Apresentar um documento com foto no dia do curso e o comprovante de pagamento. A inscrição é pessoal e intransferível.
Como se inscrever?
1- Clique aqui, faça um cadastro ou utilize um login antigo.
2- Selecione a opção “Inscreva-se”.
3- Escolha o curso desejado.
4- Clique sobre “Inscrever-se”.
5- Efetue o pagamento via boleto bancário.
6- Envie o comprovante para sicontiba@sicontiba.com.br
Obs.: caso esteja com dificuldades para gerar ou recuperar a senha, ligar para (41) 3077-3553.