Sicontiba esteve na posse do Conselho Municipal de Contribuintes de Curitiba; sindicato indicou 3 membros
No dia 12 de setembro, tomaram posse os novos membros do Conselho Municipal de Contribuintes de Curitiba (CMC). A solenidade foi realizada na sede da CMC, em Curitiba.
Na foto, José Eurides Borges Filho, Tesoureiro Geral do Sicontiba e membro do CMC; Reginaldo Rodrigues de Paula, 1º Secretário do Sicontiba e membro do CMC; Hugo Catossi, presidente do Sicontiba; Dr. Paulo Fortes, novo presidente do CMC; e Dirceu Vaz, vice-presidente do Sicontiba e membro do CMC.
O Sicontiba (Sindicato dos Contabilistas de Curitiba) indicou três membros da sua diretoria para o grupo de representantes dos contribuintes no CMC.
São eles: o 1º Secretário, Reginaldo Rodrigues de Paula; o 2º vice-presidente, Dirceu Vaz; e o Teroureiro Geral José Eurides Borges Filho.
Dirceu explica que o CMC é composto por dois grupos. De um lado, os representantes dos contribuintes. De outro, os representantes do município.
“O nosso objetivo lá dentro é discutir e defender os casos dos contribuintes que entraram com recurso contra a prefeitura por causa de multas e impostos”, esclarece Dirceu. “É um trabalho que a gente desenvolve com a intenção de ajudar os contribuintes e, principalmente, assegurar o direito deles”, completa.
O presidente do Sicontiba, Hugo Catossi, participou da solenidade de posse e disse que sente orgulho dos representantes do Sicontiba pela atuação e pela dedicação deles nos trabalhados desenvolvidos no CMC.
“Eles são profissionais de destaque na classe contábil, com amplo conhecimento da legislação tributária, sendo exemplos de profissionais éticos e com alto gabarito técnico, além de terem um comprometimento fora de série, já que largam seus escritórios e sua rotina de trabalho para irem lá garantir os direitos dos contribuintes e dos profissionais da contabilidade. Os indicados colaboram com o Sicontiba há anos. ”, disse Hugo.
Na foto, assinando o termo de posse, o 1º secretário do Sicontiba e membro do CMC, Reginaldo Rodrigues de Paula.
O Conselho de Contribuintes da Prefeitura de Curitiba, sendo o órgão de julgamento administrativo fiscal mais antigo do Paraná, segunda instância de julgamento em matéria tributária, tem como objetivo a apreciação dos recursos interpostos pelos Contribuintes contra decisões da Procuradoria de Julgamento Tributário, primeira instância, bem como de processos e reexames necessários, sendo composto de Corpo Deliberativo, Corpo Instrutivo e Defensores da Fazenda Pública, tratando-se de um instrumento de aproximação entre a Administração Publica Fazendária e o Contribuinte, possibilitando meios de discussão e averiguação do lançamento tributário exercido pelo Município, entre eles os impostos referentes a IPTU, ISS, ITBI, Taxas e Multas, assegurando o contraditório e garantindo o pleno exercício da condição Cidadão-Contribuinte.