Prazo da DIRPF prorrogado – Uma conquista da classe contábil e do contribuinte
Como resultado do empenho das entidades contábeis unidas, após muita insistência, o Governo Federal decidiu por prorrogar o prazo de entrega da DIRPF 2020.
A nova data limite é dia 30 de junho.
Sobre os lotes de restituição, ainda serão trazidas maiores informações.
Disse o secretário especial da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto, em anúncio no Palácio do Planalto: “Decidimos pela prorrogação considerando demandas e relatos de contribuintes que estão confinados em casa, porém os documentos necessários para preenchimento das declarações ou está no escritório, ou está nas empresas. Há dificuldade momentânea de ter acesso a todos os documentos necessários. Considerando isto, nós tomamos a decisão de prorrogar por 60 dias o prazo de entrega das declarações“.
Clique aqui e confira a Instrução Normativa 1930, de 1º de abril de 2020, da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil.
O Sicontiba, em conjunto com o CRCPR, FECOPAR, SESCAP-PR, SESCAP-LONDRINA e SESCAP-CAMPOS GERAIS, antevendo a crise que seria gerada pelo coronavírus, já vinham pleiteando diariamente a prorrogação de diversos prazos para o recolhimento de tributos e para o cumprimento de algumas obrigações acessórias, dentre as quais a DIRPF.
O Presidente do Sicontiba, Juarez Morona, mencionou: “Foram diversos ofícios encaminhados ao Ministro da Economia, ao Secretário Especial da Receita Federal do Brasil, ao Superintendente da Receita Federal da 9ª Região Fiscal – Curitiba/PR, aos Deputados Federais e aos Senadores. Fomos insistentes em demonstrar que a taxa média de entrega do IR estava baixa, o que gerava grande preocupação, além do que, expusemos também que muitas Empresas de Contabilidade estão sobrecarregadas, diante da alta procura por parte dos clientes para sanar dúvidas trabalhistas, tributárias e afins nesse período de pandemia.”
Disse mais Morona: “Isso demonstra a importância de termos entidades da classe contábil fortes e de realmente darmos voz aos representados e aos contribuintes, nada mais justo. E a luta permanece, em busca de mais defesa e valorização dos profissionais de contabilidade.”
Juntos somos +
SICONTIBA + que um sindicato, o SEU SINDICATO!