Sicontiba se reúne com contadores da Vila Hauer e região
O projeto de integração profissional do Sicontiba reuniu profissionais da Vila Hauer e região dia 31 de julho, no Costelão Tradição, no Xaxim. Os contadores participantes tiveram a oportunidade de debater e expor problemas do cotidiano da profissão.
O Encontro com os Contabilistas da Vila Hauer e região debateu também o Projeto de Lei nº 289/2008 do Senador Paulo Paim, que dispensa a contabilidade para empresas do Simples Nacional, os diretores do Sicontiba e os demais contabilistas demonstraram posição contrária ao projeto. “A classe contabil precisa fazer um movimento contra esse projeto, hoje 90% das empresas são MICROEMPRESAS, a dispensa da contabilidade significa a dispensa do contador”, ressaltou o presidente do Sicontiba, Narciso Doro.
A descentralização do CNPJ para as Ruas das Cidadanias é outra proposta do Sicontiba apresentada no encontro que foi bem aceita pelos contadores. “Se o serviço fosse prestado nas Ruas das Cidadanias evitariamos o trânsito e o deslocamento até o centro da cidade, promovendo a desburocratização”, salientou o presidente do Sicontiba.
Devido a demora na concessão do CNPJ na sede da Prefeitura de Curitiba via cadastro sincronizado (Cadsin), que disponibiliza simultaneamente o CNPJ e alvará, o Sicontiba sugeriu recentemente a prefeitura a disponibilização do serviço também nas Ruas da Cidadania para agilizar os processos.
Os contadores que participaram do encontro apoiaram também o Projeto Abertura de Empresa em 8 Horas, segundo eles o Sicontiba tem que dar continuidade no projeto, que visa abrir uma empresa em poucas horas.
O Encontro foi organizado por Hélio Maia da Silva, delegado representante do Sicontiba na Vila Hauer e região. Participaram da reunião seguida de confraternização, contadores da região e diretores do Sicontiba.
Dando continuidade ao projeto da integração com os Contabilistas da Região Metropolitana, o Sicontiba realiza a próxima reunião ordinária dia 4 de setembro, em Pinhais, na ACIPI – Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Pinhais.
Redação: Hélicon Barros – Compartilha Notícias