Prestação de Contas 2021 aprovada e primeira reunião de diretoria do Sicontiba em 2022

No dia 25 de março, o presidente do Sicontiba (Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região), Juarez Morona, acompanhado do diretor de administração, José Carlos Lada (foto acima), presidiu a primeira reunião de diretoria do sindicato no ano de 2022, ocasião em que foram discutidos vários assuntos de interesse da entidade e dos profissionais da contabilidade, contando com a presença de diretores e diretoras, membros do conselho fiscal, delegados sindicais e associados.

Antes da reunião, porém, às 17h30, em segunda chamada, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária, tendo-se por ordem do dia e como discussão central o relatório de prestação de contas das atividades desenvolvidas pelo Sicontiba em 2021 e a análise das demonstrações contábeis, sendo aprovados por unanimidade pelos associados presentes.

Após ser informado que o Conselho Fiscal previamente havia referendado, via parecer favorável, o encaminhamento à assembleia para deliberação pelos associados, José Eurides (na foto acima), diretor de finanças do Sicontiba, fez uma apresentação (em datashow) fazendo um comparativo do orçamento proposto com o realizado até 31/12/2021, demonstrando receitas e despesas, apresentando gráficos e sanando as dúvidas dos presentes.

Na oportunidade foi apresentado pelo presidente Juarez Morona o relatório (com 173 páginas) que traz as principais iniciativas e trabalhos realizados pela diretoria do Sicontiba no ano passado, como, por exemplo: celebração de 22 Acordos Coletivos de Trabalho firmados (empresas contábeis, Copel, Sanepar, entre outros); 63 cursos e treinamentos realizados nos formatos presencial/on-line/gravado (como realizador ou apoiador); parcerias em palestras, lives, webinars e eventos de interesse da classe contábil (como realizador ou apoiador); 55 homologações de transferências de escrita; diversos atendimentos da assessoria jurídica e do canal de ouvidoria; representações da diretoria; novas parcerias e convênios celebrados; melhorias executadas na sede administrativa; a continuidade dos ajustes, investimentos e revitalizações realizados na Sede Campestre Irineu Zanuzzo; bem como as diversas ações em defesa e valorização dos profissionais da contabilidade, dentre as quais as várias reuniões realizadas e as diversas reivindicações junto às autoridades nas esferas federal/estadual/municipais, apresentando sugestões da classe contábil e exigindo soluções, menos burocratização, não instabilidade de plataformas e melhorias nos procedimentos e no atendimento aos profissionais da contabilidade e contribuintes.

Disse o presidente Juarez Morona: “além de dar sequência ao plano de gestão visando mais defesa e valorização dos profissionais da contabilidade, diante da continuidade da pandemia Covid-19 foram necessárias mais readequações e readaptações para manter toda a estrutura e serviços, mediante a realização de alguns projetos com o auxílio da diretoria, alterando o estatuto, ampliando as parcerias e convênios, dando continuidade à revitalização da sede campestre Irineu Zanuzzo, mantendo contato constante com as autoridades nas esferas federal, estadual e municipais para possibilitar o atendimento aos pleitos da classe contábil e melhorias nos procedimentos, destacando-se a forte atuação da entidade em mais um ano atípico no cenário global, período em que houve mudanças drásticas nas relações humanas, profissionais, comerciais e sociais.”

Morona ainda comentou sobre as perspectivas para o ano de 2022:

Após mais um ano de árduo trabalho, reflexões, adaptações e reinvenções, na esperança de dias melhores, a sensação é de que em 2022 teremos novas perspectivas e novos desafios a serem superados. Temos a responsabilidade de continuar a frente de uma entidade quase centenária, que tem uma história de inúmeras lutas, parcerias com entidades e conquistas em prol dos profissionais da contabilidade. Se precisarmos mais uma vez nos readequar e nos readaptar, assim o faremos, dedicação não faltará! Que em 2022 possamos sorrir mais e ao olharmos para trás ter a certeza de que fizemos o melhor dentro das nossas forças. Vamos superar os desafios vindouros e valorizar cada vez mais essa nobre classe contábil da qual fazemos parte com muito orgulho.”

Para ter acesso aos documentos, clique sobre os links:

Balanço Patrimonial +

Demonstração de Resultado do Exercício +

Demonstração de Fluxo de Caixa +

Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido +

Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis em 31/12/2021 +

Toda a documentação fica disponível no portal da transparênciaclique aqui e confira.

Os associados destacaram os excelentes resultados alcançados no segundo ano da gestão.

Na reunião vários diretores se manifestaram fazendo uma retrospectiva do trabalho realizado em cada pasta no ano de 2021 e expondo os projetos para 2022. Na foto acima: Dirceu Vaz (vice-presidente); Simone Vanni (diretora de convênios); Claudecir Munhoz (diretor de patrimônio); e Fernando Palevoda (diretor de esportes).

Houve comentários e análises sobre os benefícios verificados na prática em relação às novas parcerias e convênios firmados recentemente no início de 2022: MED CURITIBA (na área de envio de eventos do eSocial referentes à área de saúde e segurança do trabalho); SICREDI CAMPOS GERAIS PR-SP (nova cesta de serviços e isenção de tarifas para PIX de CNPJs); VACINEMAIS (campanha de IMUNIZAÇÃO contra a GRIPE 2022); JETTAX SOLUÇÕES (descontos de 25% na implantação e de 15% nas mensalidades na contratação das soluções de automação fiscal); e VERI SOLUÇÕES (20% de desconto na contratação e mensalidades do software de monitoramento de pendências no portal do e-CAC).

Na foto acima, os diretores do Sicontiba Moacir Pozzobon, Bruno Vosgerau e Adir Gnoatto.

No uso da palavra livre, associados e diretores elogiaram o trabalho do Sicontiba, destacando as contas apresentadas e aprovadas, o suporte constante da assessoria jurídica sindical (sob os trabalhos do doutor Ricardo Weber) e o importante trabalho desenvolvido nas negociações coletivas de trabalho junto aos profissionais da contabilidade saneparianos e copelianos, fazendo menção também de que se está na fase inicial das tratativas para a Convenção Coletiva de Trabalho com o Sescap-PR, data-base 01/06.

Por fim, finalizando o encontro, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Laudelino Jochem, que é associado do Sicontiba e que sempre se faz presente nas reuniões, inicialmente fez questão de elogiar os conselheiros do CRCPR indicados pelo Sicontiba, os quais vem trabalhando muito bem nesse início de novo mandato, destacando também a atuação de Narciso Doro como vice-presidente de relações sociais. Disse que estão fazendo vários estudos e trabalhando em várias legislações internas abrangidas pelo Conselho Federal de Contabilidade (a exemplo da DECORE e sobre a parte de publicidade no que se refere ao código de ética), sugerindo alterações e visando avanços à classe contábil. Comentou sobre a importância da atualização dos contratos de prestação de serviços fisco-contábeis, visando se adequar aos dias atuais, tendo assim maior segurança jurídica. Ficou a disposição para realizar bate papos com o sindicato visando novos projetos, bem como para em mais 2 anos ouvir os profissionais da contabilidade paranaenses, agindo em prol dos mesmos.

Participe das assembleias, participe do seu sindicato, o nosso Sicontiba, pois juntos somos + 

Facebook Twitter More... Compartilhe:

Deixe um comentário

© 2015 Sicontiba - Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região