Curso PRESENCIAL em 24 de janeiro: Conhecendo o eSOCIAL: Estrutura – Objetivos – Sistemas de Arquivos e Implicações Legais
!! CURSO PRESENCIAL !!
De conformidade com o Manual de Orientação do eSocial – MOS S-1.1 consolidado em 13.01.2023
Data: 24 de janeiro de 2023 (terça-feira)
Horário: 08h45 às 17h00 (com intervalo para coffee break e almoço)
Local: Auditório do SICONTIBA
Av. Sen. Souza Naves, 381, Alto da Rua XV, em Curitiba
Obs.: este curso não vale pontuação no programa EPC.
OBJETIVO
Este treinamento tem como escopo a inserção do participante no universo do eSocial, apresentando de forma clara e objetiva a estrutura, as obrigações dos empregadores, o sistema de arquivos e informações e as demais implicações legais pela observância e pela inobservância da plataforma. Trata-se de uma visão didática e inicial sobre essa obrigação trabalhista/previdenciária.
PÚBLICO ALVO
Destinado àqueles que estão iniciando suas atividades na área de Departamento de Pessoal e a todo e qualquer profissional que pretenda obter conhecimentos iniciais inserindo-se no universo do eSocial, inclusive estudantes nas áreas contábil e afins.
INSTRUTOR
Leandro A. Lunardi
Advogado e consultor empresarial atuante nas áreas do direito do Trabalho e Previdenciário, ex consultor, instrutor de cursos e coordenador das consultoria PR e SC, de IOB Informações Objetivas, por mais de 15 anos. Pós Graduado em Direito Positivo do Trabalho e Previdenciário, pela Faculdade de Direito de Curitiba, palestrante e instrutor de entidades como CRC-PR, FENACON, SESCAP-PR, SESCON SC, SICONTIBA, COOPERCONT, além de empresas particulares, atuantes na área de promoção cursos e palestras presenciais e on-line.
INVESTIMENTO
*R$ 100,00 ao Associado Sicontiba (já com desconto de 50%)
*R$ 100,00 ao Funcionário de Associado Sicontiba (já com desconto de 50%)
*R$ 100,00 ao Estudante (já com desconto de 50%)
*R$ 160,00 ao Profissional da Contabilidade (já com desconto de 20%)
*R$ 200,00 aos Demais Profissionais (sem desconto)
Forma de pagamento (até 23/01/2023): Depósito ou transferência ou PIX:
CONTEÚDO
- Apresentação, conteúdo e princípios do eSocial
- Quem está obrigado ao eSocial
- O eSocial x EFD-Reinf: Sistemas Complementares
- Forma de substituição das informações da GFIP, outras declarações e formulários,
pelas informações constantes do eSocial
- Ambientes do eSocial
- Lógica do sistema e Recomendações
- Identificadores
- Modelo Operacional do eSocial
- Eventos do eSocial
- Situação “Sem Movimento”
- Relação dos Eventos e Requisitos
- Datas
- Retificações e Alterações
- Retificações
- Tratamento das inconsistências geradas pelo envio extemporâneo de eventos
- Exclusões de eventos
- Consulta das informações transmitidas
- Informações Gerais Sobre os Eventos de Saúde e Segurança no Trabalho – SST
- Órgãos Públicos
- Orientações Transitórias
- Tabelas do eSocial
- Arquivos do eSocial (Análise pontual)
S-1000 – Informações do Empregador/Contribuinte/Órgão Público
S-1005 – Tabela de Estabelecimentos, Obras ou Unidades de Órgãos Públicos
S-1010 – Tabela de Rubricas
S-1020 – Tabela de Lotações Tributárias
S-1070 – Tabela de Processos Administrativos/Judiciais
S-1200 – Remuneração de trabalhador vinculado ao Regime Geral de Previdência Social
S-1202 – Remuneração de servidor vinculado a Regime Próprio de Previdência Social – RPPS
S-1207 – Benefícios – Entes públicos
S-1210 – Pagamentos de Rendimentos do Trabalho
S-1260 – Comercialização da Produção Rural Pessoa Física
S-1270 – Contratação de Trabalhadores Avulsos Não Portuários
S-1280 – Informações Complementares aos Eventos Periódicos
S-1298 – Reabertura dos Eventos Periódicos
S-1299 – Fechamento dos Eventos Periódicos
S-2190 – Registro Preliminar de Trabalhador
S-2200 – Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador
S-2205 – Alteração de Dados Cadastrais do Trabalhador
S-2206 – Alteração de Contrato de Trabalho/Relação Estatutária
S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho
S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador
S-2230 – Afastamento Temporário
S-2231 – Cessão/Exercício em outro Órgão
S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Agentes Nocivos
S-2298 – Reintegração/Outros provimentos
S-2299 – Desligamento
S-2300 – Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário – Início
S-2306 – Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário – Alteração Contratual
S-2399 – Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário – Término
S-2400 – Cadastro de Beneficiários – Entes Públicos
S-2405 – Alteração de Dados Cadastrais do Beneficiário – Entes Públicos
S-2410 – Cadastro de Benefícios Ente Público
S-2416 – Alteração do Cadastro de Benefícios – Entes Públicos
S-2418 – Reativação de Benefícios
S-2420 – Cadastro de Benefícios – Entes Públicos – Término
S-2500 – Processo Trabalhista
S-2501 – Informações dos Tributos Decorrentes de Processo Trabalhista
S-3000 – Exclusão de Eventos
S-3500 – Exclusão de Eventos – Processo Trabalhista
S-5001 – Informações das contribuições sociais consolidadas por trabalhador
S-5002 – Imposto de Renda Retido na Fonte
S-5003 – Informações do FGTS por Trabalhador
S-5011 – Informações das contribuições sociais consolidadas por contribuinte
S-5012 – Informações do IRRF consolidadas por contribuinte
S-5013 – Informações do FGTS consolidadas por contribuinte
S-5501 – Informações Consolidadas de Tributos Decorrentes de Processo Trabalhista
S-8299 – Baixa Judicial do Vínculo
INFORMAÇÕES GERAIS
O treinamento será presencial no AUDITÓRIO DO SICONTIBA, sendo as VAGAS LIMITADAS (corra e se inscreva!) tendo em vista o tamanho do espaço. ATENÇÃO: apenas serão aceitas as inscrições dentro do número de vagas limitadas. Caso o limite de vagas tenha se esgotado, o nome ficará na lista de espera.
As inscrições devem ser feitas diretamente no site do Sicontiba. Caso haja desistência por parte do inscrito, informamos que não haverá devolução do valor. O realizador reserva-se no direito de cancelar o treinamento caso não ocorra a formação mínima de turma, devendo o comunicado ser enviado até 24 horas antes da data agendada para o evento, através dos e-mails cadastrados no momento da inscrição. Em sendo cancelado, haverá o devido retorno do investimento aos que já estavam inscritos ou opção de crédito para outros cursos subsequentes.
Troca de participante: Acontecendo algum imprevisto, e o aluno inscrito não conseguir participar do curso, poderá, a seu critério, trocar sua inscrição com outra pessoa. Contudo, para esta alteração ser válida deverá encaminhar um e-mail para sicontiba@sicontiba.com.br com pelo menos 1 dia de antecedência da data de início do curso.
Certificado
O conhecimento adquirido pelo aluno no curso será avaliado através da frequência de no mínimo 80% da aula ao vivo. Somente será emitido o certificado para o participante informado no processo de inscrição e identificado presencialmente com assinatura na lista de presença. Deverá ser retirado junto ao SICONTIBA até três dias úteis após a realização do curso, sendo entregue no local do curso, na sede administrativa do SICONTIBA ou solicitando no e-mail sicontiba@sicontiba.com.br.
Apostila e Material de Apoio
A apostila será encaminhada por e-mail até um dia antes do curso e deve ser impressa pelo participante, que também é responsável pelo material de apoio, como lápis, caneta e folhas de papel.
Cancelamento
A inscrição será cancelada caso o participante não envie o comprovante de pagamento para o e-mail sicontiba@sicontiba.com.br até um dia antes do curso.
Presença
Apresentar um documento com foto no dia do curso e o comprovante de pagamento.
Como se inscrever?
1- Clique aqui, faça um cadastro (CPF de Pessoa Física apenas) ou utilize um login antigo.
2- Selecione a opção “Inscreva-se”.
3- Escolha o curso desejado.
4- Clique sobre “Inscrever-se”.
5- Efetue o pagamento via depósito/transferência/PIX na conta do Sicontiba.
6- Envie o comprovante para sicontiba@sicontiba.com.br
Orientação prévia: antes de gerar a inscrição no sistema de cursos, verifique na aba perfil a categoria de participante (identificação: associado, funcionário de associado, estudante, profissional da contabilidade não associado ou demais profissionais) e o e-mail que está inserido e altere se for o caso, pois o valor da inscrição muda de acordo com a categoria identificação de cadastro e a apostila é enviada apenas para o e-mail cadastrado.
DADOS BANCÁRIOS
***Sindicato dos Contabilistas de Curitiba – CNPJ: 76.686.963/0001-52
***Conta Caixa Agência n. 0372 – Operação n. 003 – Conta Corrente PJ n. 1127-2
Chave PIX: 76686963000152
Obs.: caso esteja com dificuldades para gerar ou recuperar a senha, ligue-nos.
CONTATOS
(Falar com a secretária executiva Moriá )
(41) 3077-3553
(41) 99983-0074
!! NÃO É OBRIGATÓRIO O USO DE MÁSCARAS !!
Quando é recomendado o uso de máscaras?
Com sintomas de resfriado
Com sintomas de quadro alérgico (coriza, espirros, etc.)
Contato recente com pessoa suspeita de Covid
Contato recente com pessoa confirmada Covid