Sicontiba participa com Copel de negociação do acordo coletivo 2012/2013
O Sindicato dos Contabilistas de Curitiba esteve presente juntamente com representantes dos 15 Sindicatos das categorias de trabalhadores da COPEL nas Assembléias realizadas para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT 2012/2013, e continua unido e lutando pelos direitos e melhores condições de trabalho para os contabilistas copelianos. Como não houve aceitação da proposta da Copel, a paralisação dos funcionários foi aprovada por 73,5% dos votos válidos em assembleias realizadas no estado nos últimos dias. Os trabalhadores rejeitaram a proposta de reposição de inflação da Copel e pedem um ganho real de 3%, totalizando um reajuste de 8,5%. A estatal, no entanto, ofereceu somente o repasse da inflação em 12 meses, de 5,58%.
A decisão das assembléias é democrática e soberana. E, acima de tudo, amparada pela legislação e deliberou pela não aceitação da proposta da COPEL para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho – 2012/2013. A decisão dos sindicatos (coletivo sindical), juntamente com os contabilistas presentes, foi pela mobilização e paralisação no dia 22/11. Os trabalhadores se reuniram em frente à sede da empresa, na Rua Coronel Dulcídio, em Curitiba, para uma manifestação contra o que chamaram de “proposta indecorosa” da empresa e do governo, seu principal acionista. Houve protestos semelhantes em outras unidades da empresa no estado. E não havendo avanços, novas mobilizações estão previstas.
Contabilista, lembre-se: essa luta é sua, é nossa, é de todos nós. Vamos todos juntos, agora, porque assim é que nos faremos respeitar.
Narciso Doro Junior Almir Pazinato Nanemann
Presidente Secretário Geral