Presidente do Sicontiba ministra palestra na faculdade Unibrasil
A convite do coordenador do curso de Ciências Contábeis da UniBrasil, Cesar Augusto Gaertner, o presidente do Sicontiba, Narciso Doro, fez uma palestra para 250 alunos do 1º ao 8º período de contábeis sobre o trabalho desenvolvido pelo Sindicato dos Contabilistas de Curitiba, dia 26 de abril, na Unibrasil. “É imprescindível que os estudantes conheçam os órgãos representativos da profissão”, ressaltou Cesar Augusto Gaertner.
O papel do Sicontiba na reivindicação de melhorias e valorização dos contabilistas, foi enfatizado por Narciso, presidente da entidade. “Lutamos em defesa da classe, a exemplo do projeto abertura de empresas em 8 horas, lançado ontem, dia 25, que visa diminuir consideravelmente o tempo de abertura de empresas sem restrições na consulta comercial (prévia) para algumas horas, ao invés da demora de 30 dias como acontece hoje”.
Ele apresentou aos futuros profissionais as frentes de atuação do sindicato, na formação pedagógica, no apoio jurídico em processos, assim como investimentos em qualidade de vida, garantida através de assistência à saúde no consultório odontológico na sede da entidade e convênios com diversas clínicas médicas.
A educação contínua é um fator indispensável, explicou aos estudantes, “Após se formarem, é necessário se atualizarem constantemente”, informou Narciso, e para suprir esta necessidade o Sicontiba oferece cerca de cinco cursos de aperfeiçoamento ao mês, a baixo custo para associados em relação aos cobrados pelo mercado, complementou. A Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei Complementar 101, foi lembrada dentro deste contexto “A lei inova a contabilidade pública, ampliou a transparência e a demanda por profissionais bem preparados e atualizados, por isso oferecemos cursos específicos para contadores públicos”.
A acadêmica Marcia de Oliveira Sell Prates, do terceiro período do curso de Ciências Contábeis das Faculdades Integradas do Brasil, Unibrasil, ressalta que é importante que os estudantes estabeleçam contato com entidades de classe, desde a graduação, para que conheçam a realidade profissional. Ela, que é técnica contábil, já mantém contato com o Sicontiba e demais entidades.
Redação e foto: Hélicon Barros – Compartilha Notícias