Cerca de 1,4 mil contabilistas e empresários assistiram ao Seminário Estadual do Simples Nacional
Sicontiba apoiou a realização do evento que esclareceu as principais mudanças no Simples Nacional
O tema relevante, ministrado por alguns palestrantes de renome nacional, aliado a tecnologia por videoconferência contribuíram para que 1,4 mil contabilistas e empresários assistissem ao Seminário Estadual do Simples Nacional. Com apoio do Sicontiba, o evento apresentou e esclareceu as principais mudanças no Simples Nacional, dia 24, na FIEP/CIETEP em Curitiba. Só na capital teve cerca de 400 participantes, o restante teve oportunidade de ver em tempo real em mais 19 municípios paranaenses, via videoconferência, com a possibilidade de interagir fazendo perguntas.
O seminário memorável foi uma iniciativa em conjunto do CRCPR, Receita Federal, Prefeitura de Curitiba, Sebrae, Comite Gestor do Simples Nacional, Sistema FIEP e Governo do Paraná. Foi fundamental, também, o apoio da Fecopar, SescapPR, Fecomércio, Senar Paraná, Fampepar, Faciap e Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná.
Ao longo da manhã houve diversas palestras para o esclarecimento dos detalhes da legislação. Helena Rego, da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Nacional discorreu sobre a importância do Simples Nacional para o desenvolvimento. Miriam Feuerharmel Silva, da Prefeitura de Curitiba, falou sobre ISS no Simples Nacional, seguida pelo Secretário de Estado da Fazenda Luiz Carlos Hauly, que abordou os avanços na legislação para estímulo à micro e pequenas empresas no Paraná. A última palestra com detalhes preciosos das mudanças no Simples ficou por conta do secretário executivo do comitê gestor do Simples Nacional, Silas Santiago.
A Lei Complementar 139/2011 modificou algumas regras do Simples Nacional. Entre os benefícios da norma está o aumento do limite de receita bruta e parcelamento dos débitos das empresas com a União, estados e municípios. O conteúdo das palestras será disponibilizado no site do CRCPR.
Na opinião da contadora Cristiane Souza, o evento conseguiu atingir seu objetivo. “Nos enriquece de informações, existem muitas minúcias que precisavam de algum esclarecimento. Além disso este canal aberto de comunicação nos permite tirar dúvidas mais específicas”, avaliou.
O seminário arrecadou 1.200 kg de alimentos que serão destinados a entidades do Terceiro Setor: APACN, Associação Beneficente São Roque, Igreja Evangélica Assembléia de Deus e Associação Beneficente Frei Miguel.
Autoridades de diversas entidades prestigiaram o encontro: Edson Luiz Campagnolo – Presidente do Sistema FIEP, Sérgio Gomes Nunes – Superintendente Adjunto da Receita Federal do Brasil – 9ª Região Fiscal, Luiz Carlos Hauly – Secretário de Estado da Fazenda do PR, Ercilio Santinoni diretor geral da secretaria da Industria e Comercio e presidente da Conampi , Agnaldo Castanharo – Gerente da Unidade de Inovação e Competitividade do SEBRAE Paraná, Lucélia Lecheta – Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do PR, Mário Nakatani Júnior – Diretor do Departamento de Rendas Mobiliárias da Prefeitura Municipal de Curitiba, Zildo Costa – Diretor do Sistema FECOMÉRCIO Paraná, Valdir Pietrobon – Presidente da Fenacon, Eric Fiedler Barbosa – Coordenador Institucional da FACIAP, José Luiz Machado Sistema FAEP/SENAR, Divanzir Chiminacio – Presidente da FECOPAR, Mauro Kalinke – Presidente do SESCAP Paraná, Narciso Doro – Presidente do SICONTIBA e Armando Santos Lira – Representando a FAMPEPAR.