Sicontiba apóia pacote de desburocratização
A Comissão de Urbanismo e Obras Públicas da Câmara de Vereadores de Curitiba está organizando um pacote de medidas para eliminar as burocracias para os setores da construção civil e das micro e pequenas empresas.
O anúncio foi feito pelo vice-presidente da Comissão, vereador Helio Wirbiski (PPS), durante audiência realizada nessa terça-feira (17), com o Sicontiba e demais entidades representativas dos segmentos.
Segundo Wirbiski, as sugestões estão sendo discutidas com as entidades e serão enviadas à prefeitura de Curitiba, que deve anunciar uma série de mudanças nos segmentos em outubro.
O parlamentar adiantou que entre as propostas estão a criação do alvará provisório para micro e pequenas empresas que não ofereçam risco à sociedade, a descentralização do registro municipal de novas empresas, a desvinculação da criação do CNPJ com a entrega dos laudos liberatórios do Corpo de Bombeiros e outros órgãos públicos, além do ingresso definitivo do município na REDESIM (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios), do governo federal.
Narciso Doro apoiou a proposição do vereador e comentou que “atualmente 90% das empresas de Curitiba não representam riscos à sociedade e o índice de empreendedorismo é grande, devendo crescer ainda mais com a adoção dessas medidas que também desburocratizam o trabalho do contabilista”, acrescentou.
“É a nossa parcela de contribuição para esses setores importantes da economia, que precisam ter liberdade e facilidade para continuar gerando empregos e renda”, afirmou Wirbiski.
Participaram da audiência integrantes do executivo municipal e representantes do Sinduscom, Crea-PR, Senge-PR, Fenacon, Fecopar, Secovi-PR, Sescap-PR, CAU-PR, Sebrae, Microtiba, além de outras entidades.