Sicontiba quer que órgãos públicos prestem mais atenção nos contabilistas
“O contabilista é uma das principais fontes que ajudam a mover e a desenvolver o nosso país. Para isso, temos que cumprir milhares de exigências de um governo que não valoriza o nosso trabalho. Sofremos diariamente com um número absurdo de burocracias e um problema grave de falta de atendimento pessoal e rápido em muitos órgãos públicos. Mas vamos lutar para mudar tudo isso. Como? Pedindo a ajuda do contabilista para apoiar boas iniciativas, como a Redesim”, pontua o presidente do Sicontiba, Hugo Catossi.
A Redesim é um projeto que visa facilitar o trabalho de abertura e de fechamento de empresas. O objetivo é reduzir o tempo médio desses processos que hoje é de 60 dias para apenas 10 dias, por meio de um banco de dados que poderá ser acessado por todos os órgãos envolvidos na abertura e no fechamento de empresas, como a Junta Comercial, a Receita Estadual, a Receita Federal e as prefeituras, além de órgãos de licenciamento, como Corpo de Bombeiros, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária. A ideia é que comparecendo apenas à Junta Comercial será possível obter a inscrição na Receita Federal, o alvará junto à prefeitura e o CNPJ.
“O Sicontiba vai lutar para a Redesim sair do papel com a mesma garra com que lutou em 2005 para reclamar do descaso da Receita Federal e do INSS com os contabilistas. Naquela ocasião, levamos cerca de 500 manifestantes às ruas de Curitiba. Outro exemplo do empenho e da força do sindicato foi a conquista, juntamente com CRCPR, Fecopar e Sescap, da Sala do Contabilista dentro do prédio da prefeitura de Curitiba, proporcionando serviços mais eficientes e ágeis a todos os profissionais”, afirma o presidente do sindicato.
“O sindicato está elaborando uma pauta com todos os problemas que você, contabilista, encontra no momento de abrir e fechar um empresa. Iremos entregar este documento aos órgãos responsáveis, aos secretários e ao prefeito da nossa cidade. Por isso, peço que se você tem alguma pendência, problema ou sofreu algum atendimento que deixou a desejar, envie um e-mail para mim. O que nos queremos é ouvir a sua opinião. Meu email é presidente@sicontiba.com.br. Fico aguardando o seu contato”, ressalta Hugo Catossi