Voz do Contabilista: Vista a camisa de combate à corrupção
Vista a camisa de combate à corrupção
Hugo Catossi
Presidente do Sicontiba
Neste momento em que a nação inteira tem o sentimento de vergonha estampado na face, diante da avalanche de denúncias de corrupção na maior empresa do país, estatal da qual todos os brasileiros sempre tiveram orgulho, podemos dizer categoricamente que “NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS HOUVE UM ESCÂNDALO DE CORRUPÇÃO DE TAMANHA DIMENSÃO”. Segundo o TCU, o Escândalo da Petrobrás é o maior esquema de corrupção do Brasil.
Quando ouvimos do advogado de um dos indiciados que “nenhum paralelepípedo é assentado sem que se pague propina a alguém”, o que podemos pensar! As pessoas sérias deste país, aquelas que pagam corretamente seus impostos e cumprem todas as suas demais obrigações, que trazem como bandeira a honestidade e a ética, acabam por se questionar: O que devo ensinar aos meus filhos?
Vivemos num Brasil onde, com exceções é claro, as pessoas que atuam no poder desvirtuam a mais completa expressão da palavra política, atuando em benefício próprio, e nunca visando o bem maior para a população.
Precisamos resgatar os valores morais e éticos no trato da coisa pública, nas relações profissionais e interpessoais. Banir de vez a Lei de Gérson, que prega que “brasileiro gosta de levar vantagem em tudo”.
O desgastado Brasil precisa de mudanças, e elas começam pela base, pelo povo, por cada cidadão de bem que habita este país. E o Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e os profissionais de contabilidade que compõe sua base tomam a iniciativa. Adote nosso lema como seu, para transmitir a seus filhos, demais familiares e amigos: HONESTIDADE CONTRA A CORRUPÇÃO – ÉTICA COMO BANDEIRA DA NAÇÃO. Queremos ver nossa imagem refletida numa bandeira brilhante e não numa ofuscada pelas falcatruas que imperam no país, e desgastada como a imagem do país.
É por isso que o Sicontiba lança hoje uma campanha de Ética e Moral. Queremos mobilizar a sociedade sobre a necessidade de combater a corrupção. Para isso, trabalharemos em duas frentes. Primeiro, continuaremos a defender a reforma tributária do sistema brasileiro, capaz de simplificar as burocracias e impedir o avanço das falcatruas. Segundo, estimulando as pessoas a tomarem atitudes importantes, como, por exemplo, votar consciente e cobrar os políticos. Vista o nosso lema: Honestidade contra a corrupção – Ética como bandeira da nação!