Prefeitura de Curitiba pede ajuda dos contabilistas para divulgar a campanha de doação do Imposto de Renda devido; prazo termina no dia 30 de dezembro
Representantes de entidades contábeis e empresariais do Paraná estiveram reunidos para um café da manhã com o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, e a presidente da Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS), Márcia Fruet, na sede da prefeitura, no dia 15 de dezembro.
O motivo do encontro foi a apresentação e um pedido para que os contabilistas ajudem a divulgar a campanha de doação, por pessoas jurídicas, do Imposto de Renda (IR) devido para o Fundo Municipal para a Criança e o Adolescente (FMCA) e para o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI).
Os empresários que atuam sob a tributação de Lucro Real podem doar até 1% do imposto retido. O prazo para as doações termina no dia 30 de dezembro. Para saber mais, veja abaixo.
O Sicontiba (Sindicato dos Contabilistas de Curitiba) e as demais entidades contábeis do Estado apoiam as doações e pedem que os contabilistas se engajem na campanha, orientando os seus clientes.
Segundo a presidente da FAS, o processo de doação é simples e transparente. “Os recursos são geridos por conselhos municipais de direitos, com participação paritária entre órgãos públicos e sociedade civil, que fiscalizam, deliberam e analisam quais são os projetos prioritários em cada área”, disse.
Para o prefeito de Curitiba, o aumento no número de doações nos últimos anos está diretamente ligado ao empenho e ao trabalho dos contabilistas no sentido de conscientizar e orientar os empresários. “Este é um sinal de confiança e um exemplo de como o poder público pode trabalhar lado a lado com a sociedade”, afirmou.
Representaram o Sicontiba no encontro o vice-presidente, Juarez Morona; o 2º vice-presidente, Dirceu Vaz; o secretário geral, Reginaldo Rodrigues de Paula; o tesoureiro geral, José Eurides Borges Filho; o diretor Bento Rosa Jr.; e os conselheiros Carlos Augusto Bittencourt Gomes e Narciso Doro.
Também participaram do evento o presidente da Fecopar (Federação dos Contabilistas do Paraná), Divanzir Chiminacio; o presidente do Sescap-PR (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná), Mauro Kalinke; e a presidente do CRCPR (Conselho Regional de Contabilidade do Paraná), Lucélia Lecheta.
1% do IR devido faz a diferença
Para saber mais detalhes da campanha e como doar é simples, clique aqui ou sobre a imagem.