Após muita negociação, contadores aprovam a contraproposta de Convenção Coletiva de Trabalho para 2016 e 2017 do Sescap-PR
O Sicontiba (Sindicato dos Contabilistas de Curitiba) mais uma vez reuniu os contabilistas funcionários de empresas de serviços contábeis, assessoramento, perícias, informações e pesquisas para discutir a contraproposta de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para 2016 e 2017 apresentada pelo Sescap-PR (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná).
A assembleia, realizada ontem, dia 12 de julho, foi conduzida pelo presidente do Sicontiba, Hugo Catossi, e, pela decisão da maioria, foi aprovada a contraproposta do sindicato patronal.
As negociações começaram em maio, quando o Sicontiba se reuniu com o Sescap-PR para dar início às tratativas. Em junho, após uma assembleia do Sicontiba, uma primeira proposta foi entregue ao Sescap-PR, que a rejeitou e enviou uma contraproposta.
Então, os contabilistas funcionários rejeitaram a contraproposta. Mas, após o sindicato patronal mostrar que não concederia mais benefícios, acabaram aceitando o acordo para não prejudicar milhares de contabilistas empregados. A assembleia realizada ontem teve a presença de muitas contabilistas mulheres, mais de 15.
Ficou acertado, portanto, que haverá reajuste salarial de 9,82% (variação acumulada do INPC dos últimos 12 meses) e de auxílio alimentação de 10%, que devem ser pagos já nas próximas semanas.
“Os contabilistas funcionários de empresas de serviços contábeis, assessoramento, perícias, informações e pesquisas são, indiscutivelmente, fundamentais para a prestação de um excelente serviço e são peças-chave dentro dos escritórios”, disse o presidente do Sicontiba.