Apuração do IRPJ e CSLL – Lucro Real e Presumido – Treinamento on-line e ao vivo – 27 e 28 de julho

INSCREVA-SE

 

Data: 27 e 28 de julho de 2021 (terça e quarta-feira)
Horário: 19h00 às 22h00
Acesso: via Plataforma on-line (Microsoft Teams)
Carga horária: 6 horas

Modalidade: on-line ao vivo (transmissão em tempo real), sendo possível acessar a gravação da aula por 15 dias.

Tema: APURAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA DA PESSOA JURÍDICA – IRPJ E CONTRIBUIÇÃO SOCIAL SOBRE LUCRO LÍQUIDO – CSLL: LUCRO REAL E PRESUMIDO

 

OBJETIVO
Orientar os participantes quanto à aplicação da legislação tributária, assim como os ajustes que devem ser efetuados no livro fiscal para a apuração da base de cálculo do IRPJ e da CSLL. Nossa orientação será em relação aos ajustes contábeis decorrentes dessas alterações, e abordaremos também questões relativas à e-LALUR, e-LACS.

 

INSTRUTOR
José Fernando Gado Torres
Contador. Consultor e Assessor de Empresas nas Áreas Contábil, Tributária e Societária. Palestrante em Cursos, Seminários e Congressos promovidos pelo CRCRS, CRCMT e Sindicatos de Contabilidade do RS, Grupo IOB, SEBRAE-RS, Palestrante UFRGS, entre outras instituições. Ex-Consultor do Grupo IOB, Perito Contábil.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1 – Lucro Real:

1.1. Conceito de Lucro Real e Formas de Apuração.

1.2. Empresas Obrigadas ao Lucro Real.

1.3. Sistema de Compensação de Tributos e Contribuições.

1.4. Retenção de PIS, COFINS e CSLL nos pagamentos efetuados por PJ.

1.5. Imposto de Renda na Fonte (retenção e aproveitamento).

1.6. Atualização e Compensação de Valores Pagos a Maior ou Indevidamente.

1.7. Provisões Dedutíveis.

1.8. Amortização, Depreciação e Exaustão.

1.9. Juros Remuneratórios do Capital Próprio.

1.10. Compensação de Prejuízos Fiscais Operacionais e Não-Operacionais.

1.11. Incentivos Fiscais.

1.12. IRPJ e CSLL Trimestral – Apuração, Contabilização e Pagamento.

1.13. IRPJ e CSLL Anual – Estimativa com base na  RB e  balanço acumulado  R/S.

1.14. Adições e Exclusões na Base de Cálculo.

1.15. Contabilização das apurações do IRPJ e da CSLL.

1.16. Distribuição de Lucros.

1.17. Obrigações Acessórias.

1.18. Exemplos Práticos.

1.19.  Apuração do PIS e da COFINS.

2 – Lucro Presumido:

2.1. IRPJ:

2.1.1. Percentuais de Base de Cálculo do IRPJ.

2.1.2. Acréscimos à base de cálculo.

2.1.3. Receitas excluídas da base de cálculo.

2.1.4. Percentual do IRPJ e do Adicional.

2.2. CSLL:

2.2.1. Percentuais de base de cálculo da CSLL.

2.2.2. Acréscimos à base de cálculo.

2.2.3. Receitas excluídas da base de cálculo;

2.2.4. Percentual da CSLL.

2.2.5. Contabilização do IRPJ e da CSLL.

2.2.6. Distribuição de Lucros.

2.2.7. Obrigações Acessórias.

2.2.8. Exemplos Práticos.

 

COM EMISSÃO DE CERTIFICADO

Será emitido diretamente pela CONTADOR EM DIA. O aluno receberá por e-mail o material de apoio utilizado pelo professor na aula e o certificado de participação no curso. Os certificados serão encaminhados em até 10 dias úteis após a realização do curso. Para o recebimento do certificado solicitamos o preenchimento do documento de autorização para o tratamento dos seus dados pessoais. Lembrando que para dar o seu consentimento, você pode assinar o referente documento através de assinatura digital ou pode imprimir, assinar e encaminhar por foto.

 

INVESTIMENTO

*R$ 100,00 ao Associado Sicontiba (ativo e regular no CRCPR)
*R$ 100,00 ao Funcionário de Associado Sicontiba
*R$ 100,00 ao Estudante
*R$ 165,00 ao Profissional da Contabilidade ativo e regular no CRCPR
*R$ 200,00 aos Demais Profissionais

 

FORMA DE PAGAMENTO (até 1 dia antes do curso): Via depósito ou transferência ou PIX.

Dados bancários:

Sindicato dos Contabilistas de Curitiba

CNPJ: 76.686.963/0001-52

CEF – Agência n. 0372 – Operação n. 003 – Conta Corrente PJ n. 1127-2

Chave PIX: 76686963000152

 

Como se inscrever?

As inscrições devem ser feitas diretamente no site do Sicontiba. Caso haja desistência por parte do inscrito, informamos que não haverá devolução do valor. O curso poderá ser cancelado a qualquer momento com o devido retorno do investimento aos que já estavam inscritos ou opção de crédito para outros cursos subsequentes.

1- Clique aqui, faça um cadastro (com nº do CPF ) ou utilize um login antigo.
2- Selecione a opção “Inscreva-se”.
3- Escolha o curso desejado.
4- Clique sobre “Inscrever-se”.
5- Efetue o pagamento  via depósito/transferência/pix na conta do Sicontiba.
6- Envie o comprovante para sicontiba@sicontiba.com.br

Orientação prévia: antes de gerar a inscrição no sistema de cursos, verifique na aba perfil a categoria de participante (identificação associado, funcionário de associado, estudante, profissional da contabilidade não associado mas regular e ativo no CRC ou demais profissionais) e o e-mail que está inserido e altere se for o caso, pois o valor da inscrição muda de acordo com a categoria identificação de cadastro e o link, material e orientações são enviados apenas para o e-mail cadastrado.

Obs.: caso esteja com dificuldades para gerar ou recuperar a senha, ligar para (41) 3077-3553.

Cancelamento da inscrição
A inscrição será cancelada caso o participante não envie o comprovante de pagamento para o e-mail sicontiba@sicontiba.com.br até um dia antes do curso.

 

REGRAS PARA O ACESSO VIRTUAL

O link para acesso a aula ao vivo será encaminhado aos alunos 1 (um) dia antes do curso.

No dia e horário marcado para o curso, sugerimos que o aluno escolha um lugar com bom sinal de internet (preferencialmente via cabo) e silencioso para que possa participar sem interrupções. Ao iniciar o curso os microfones e câmera dos participantes devem estar fechados, ficando aberto apenas a câmera e microfone do professor.

A sala de aula virtual estará aberta dez minutos antes do horário agendado para que o participante possa entrar para conhecer o sistema. Não esquecer de habilitar o áudio quando solicitado para ter acesso ao som do curso.

Atenção: O acesso ao curso é exclusivo do participante que efetuou o pagamento e se cadastrou, sendo vedado o compartilhamento do acesso, e caso seja constatado o fato, o participante poderá ser retirado da sala virtual.

As dúvidas que surgirem durante a aula, poderão ser enviadas na sala de bate papo ou poderá ser aberto o microfone para que o aluno discorra sobre melhor sobre o assunto de seu questionamento, e o professor na medida da aula irá respondendo, ou ao final como melhor entender no momento.

As aulas ficarão gravadas pelo prazo de 15 dias na plataforma do Youtube com acesso exclusivo para os alunos participantes.

Com relação a qualidade dos vídeos, a CONTADOR EM DIA não se responsabiliza, visto que utiliza dois mecanismos de gravação, mas podem ocorrer problemas técnicos relacionados ao sistema operacional que estão fora do controle da nossa empresa.

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS DA CONTADOR EM DIA

Acompanhe as redes sociais para ficar por dentro de notícias e receber mais informações sobre os cursos.

Instagram: https://www.instagram.com/contadoremdia/

Facebook: https://www.facebook.com/contadoremdia

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/contador-em-dia-53168a203/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCk8I_tyIvTx_nfWgl515D4Q

 

MAIORES INFORMAÇÕES:

E-mail: jessica@contadoremdia.com.br

E-mail: sicontiba@sicontiba.com.br

Telefone: (41) 3077-3553

Telefone: (41) 99965-0162

Facebook Twitter More... Compartilhe:

Deixe um comentário

© 2015 Sicontiba - Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região