Barreto ressalta a importância do uso da tecnologia nas administrações tributárias
Secretário da Receita Federal participa da 48ª Assembleia do Centro interamericano de Administrações tributárias (CIAT), no Rio de Janeiro
Rio de Janeiro, 05 de maio de 2014 – Representantes de 32 dos 38 países membros do Centro Interamericano de Administrações Tributárias (CIAT) participaram hoje da abertura da 48ª Assembleia Geral, no Rio de Janeiro. Essa edição tem o tema “O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Administração Tributária”. Durante a abertura, o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, ressaltou que o encontro representa uma oportunidade valiosa de debate em um momento no qual os governos de diversos países fazem esforços no sentido de recuperar o crescimento de suas economias. “As administrações tributárias estão empenhadas na busca de soluções para os problemas fiscais para garantir o aumento da capacidade de financiamento público”, afirmou.
Para o secretário, os recentes progressos na tecnologia da informação têm proporcionado oportunidades e avanços consideráveis nas administrações tributárias. Barreto citou como exemplos os projetos de Escrituração Fiscal Digital e da Nota Fiscal Eletrônica, instrumentos que reduzem a burocracia, facilitam os controles relacionados ao cumprimento das obrigações tributárias e promovem a equalização dos contribuintes no aspecto da conformidade. “Essas iniciativas geram impactos bastante positivos não apenas sobre a arrecadação tributária, mas também na redução dos custos das empresas e no nivelamento das condições de competitividade na economia”.
Entre os participantes do CIAT estão representantes de instituições/empresas, tais como Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Fundo Monetário Internacional (FMI), Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), Organização Mundial de Aduanas (OMA), Oracle e Serpro, além das Secretarias de Fazenda dos estados brasileiros.
O CIAT
O CIAT é uma organização internacional sem fins lucrativos, fundada em 1967, com sede no Panamá, que fornece assistência especializada aos seus países-membros, visando o fortalecimento e modernização de suas administrações tributárias. A entidade tem como objetivo apoiar os esforços dos governos nacionais na promoção do fortalecimento institucional, por meio do incentivo à cooperação internacional e ao intercâmbio de experiências e melhores práticas.
Serviço
48ª Assembleia Geral do Centro Interamericano de Administrações Tributárias (CIAT)
Período: 5 a 8 de maio de 2014
Local: Hotel Windsor Barra, Rio de Janeiro
Fonte: http://www.receita.fazenda.gov.br