Contabilistas da Copel aprovam proposta de acordo sobre a participação dos empregados nos lucros da empresa
Por unanimidade, em assembleia realizada hoje, dia 16 de fevereiro, os contabilistas que trabalham na Copel aprovaram a proposta de acordo sobre o programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) da empresa no ano passado.
A assembleia foi conduzida pelo presidente do Sicontiba (Sindicato dos Contabilistas de Curitiba), Hugo Catossi, na sede do sindicato.
O pagamento da PLR de 2015 será feito após a definição dos valores, a assinatura do acordo e a assembleia geral de acionistas, o que deve acontecer nos próximos meses.
De acordo com quem esteve na assembleia, a proposta de 2015 é um avanço se comparada à proposta de 2014.
“Antes o valor era fixo. Agora, será um percentual associado ao alcance das metas, o que é muito melhor para nós, os empregados, já que o valor não fica estagnado”, explicou o contabilista Michael Luiz de Souza, que é representante do Sicontiba dentro da Copel.
Segundo consta no acordo, o percentual pode variar de acordo com a mensuração das metas estabelecidas, correspondendo ao intervalo de 13% a 15%, definido pelo alcance das metas corporativas e a um cálculo que leva em conta o índice de desempenho geral e os dividendos distribuídos aos acionistas.
“Nós sempre atuamos para conquistar o máximo de benfeitorias para os contabilistas. É essa a nossa função aqui dentro do Sicontiba. Nesse caso da Copel, o nosso objetivo de percentual sempre foi o teto de 25%. Vamos continuar reivindicando isso e outros avanços para a PLR de 2016”, disse Hugo.
A PLR de 2016, inclusive, já vem sendo negociada desde o fim de janeiro e tem à frente o contabilista Adir Gnoatto, que também é representante do Sicontiba dentro da Copel.
“Nós ainda estamos em fase de negociação, mas estamos focados nos 25% e em outros benefícios, como um índice de percentual mínimo equivalente a uma média histórica para o caso das metas não serem atingidas”, explicou Adir.
De acordo com o presidente do Sicontiba, tanto Adir quanto Michael vêm fazendo um excelente trabalho em nome do sindicato em defesa dos profissionais da contabilidade. “Precisamos de pessoas engajadas e comprometidas com o bem-estar da nossa classe, assim como vocês”, finalizou Hugo.