Curso 12/Março: Intensivo Apuração IRPJ / CSLL Lucro Real – Vale 7 pontos no programa EPC

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Curso credenciado no Programa de Educação Profissional Continuada (EPC).

Vale 7 pontos EPC para:

AUD (Auditores), CMN (Banco Central), SUSEP (Sup. Seguros Privados), PER (Peritos), PROGP (Profissionais de Empresas de Grande Porte) e PRORT (profissional responsável técnico).

Código do Curso: PR-02540 – Turma I 2020

Código Capacitador: PR-00089

Data: 12 de março de 2020 (quinta-feira)
Horário: 08h45 às 17h, com intervalo para coffee break e almoço
Local: Auditório do CRCPR
Rua XV de Novembro, 2987, Alto da Rua XV, em Curitiba

Objetivo
Apresentar os critérios para apuração do IRPJ e da CSLL no regime de lucro real, de acordo com o RIR e Instrução Normativa vigentes da RFB; lucro real anual – antecipações mensais com base na receita bruta e acréscimos ou balancete de suspensão ou de redução; esclarecimentos quanto às principais espécies de adições e exclusões e respectivas memórias de cálculo; dicas quanto ao mapeamento das contas contábeis com o plano referencial da RFB; tipos de relacionamento da Parte A do Lalur/Lacs e controles na Parte B. Exemplos práticos de cálculo, identificação prévia das adições e exclusões e vinculação aos tipos de relacionamento da ECF; alinhamento e cruzamento de dados originados pelo plano referencial da RFB.

Nível: Intermediário. Pré-requisito: recomendável que o participante possua vivência na apuração dos tributos IRPJ e CSLL no regime de lucro real.

Metodologia: expositiva, com apresentação de situações factíveis do dia-a-dia do profissional. Desenvolvimento de exercício prático.

Instrutor
Édison Remi Pinzon
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), MBA em Gestão Tributária pelo INPG, atuou por mais de 20 anos nas áreas contábil, tributária e de controladoria de empresas industriais e de serviços e por 4 anos como analista de negócio em implantação de ERP, especialista em soluções na área de planejamento fiscal empresarial, consultor certificado do programa FORCEC, titular da “Édison Remi Pinzon – Ensino Contábil e Tributário” e sócio do Instituto Brasileiro de Educação Profissional Continuada – IBEPC, realizador de cursos presenciais e gravados (EAD), destacando-se sistema SESCON/SESCAP, SICONTIBA, CRCPR, CRCRS e CRCMT, Unifenacon, Karlinski Treinamentos (RS), Doria Cursos e Consult/Crowe (PR), Socion Training (SC). Autor de artigos tributários publicados pelo SESCAP/PR, SESCON Grande Florianópolis, Veritae Orientador Profissional (RJ) e na rede social profissional LinkedIn.

INVESTIMENTO:  inscrição e pagamento até 11/03/2020: via depósito ou transferência.

*R$ 80,00 ao Associado Sicontiba (ativo e regular no CRCPR)
*R$ 80,00 ao Funcionário de Associado Sicontiba
*R$ 80,00 ao Estudante
*R$ 130,00 ao Profissional da Contabilidade ativo e regular no CRCPR
*R$ 160,00 aos Demais Profissionais

Conteúdo

1 – Apuração da base de cálculo do IRPJ e da CSLL (lucro real)

1.1 – Adições e exclusões ao lucro líquido – Parte A do Lalur/Lacs – classificação prévia e enquadramento aos tipos de relacionamento dos registros M300 e M350 da ECF

1.1.1 – Permanentes

1.1.2 – Temporárias

1.1.2.1 – Controle na Parte B do Lalur

1.1.2.2 – Controle por meio de subcontas do Ativo ou Passivo

1.2 – Adições, exclusões e controles não aplicáveis para a CSLL

2 – Antecipações mensais obrigatórias – lucro real anual 

2.1 – Percentuais aplicáveis de presunção sobre a atividade básica

2.2 – Demais receitas (ou resultados) operacionais

2.3 – Deduções e retenções admitidas

2.4 – Diferenças entre a apuração da estimativa mensal com base na receita bruta e acréscimos e o lucro presumido

2.5 – Balancetes de suspensão e de redução

3 – Receitas e despesas computadas e seus efeitos

3.1 – Despesas incorridas

3.2 – Dedutibilidade – aspectos gerais

3.3 – Perdas no recebimento de créditos

3.4 – Assistência médica, odontológica, farmacêutica e social

3.5 – Previdência privada e formação profissional

3.6 – Multas e infrações, brindes

3.7 – Benefícios indiretos a sócios e/ou dirigentes

3.8 – Reembolso de despesas e rateio de despesas comuns

3.9 – Doações a entidades civis e doações deduzidas diretamente do IRPJ devido

3.10 – Variações cambiais – opção de reconhecimento pelo regime de caixa

4 – Adições e exclusões – após a vigência da Lei 12.973/2014 

4.1 – Juros sobre capital próprio

4.2 – Diferença de quotas de depreciação – fiscal e contábil

4.3 – Depreciação sobre AVJ da adoção inicial (custo atribuído)

4.4 – Contratos de arrendamento

4.5 – Despesas pré-operacionais

5 – Apuração do IRPJ

5.1 – Como informar as deduções do IRPJ e CSLL – registros N620/N630/N660/N670 da ECF

5.2 – Saldo a pagar, ajuste anual e saldo negativo

5.3 – Reflexos no preenchimento da DCOMP – Declaração de Compensação.

As inscrições devem ser feitas diretamente no site do Sicontiba. Caso haja desistência por parte do inscrito, informamos que não haverá devolução do valor pelo Sicontiba. O curso poderá ser cancelado pelo Sicontiba a qualquer momento com o devido retorno do investimento aos que já estavam inscritos ou opção de crédito para outros cursos subsequentes.

Certificado
O certificado estará disponível no www.sicontiba.com.br/inscricoes até três dias úteis após a realização do curso, clicando em meus cursos – imprimir certificado. Ou solicitando no e-mail sicontiba@sicontiba.com.br.

Apostila e Material de Apoio
A apostila será encaminhada por e-mail até dois dias antes do curso e deve ser impressa pelo participante, que também é responsável pelo material de apoio, como lápis, caneta e folhas de papel.

Cancelamento
A inscrição será cancelada caso o participante não envie o comprovante de pagamento para o e-mail sicontiba@sicontiba.com.br até um dia antes do curso.

Presença
Apresentar um documento com foto no dia do curso e o comprovante de pagamento. A inscrição é pessoal e intransferível.

Como se inscrever?
1- Clique aqui, faça um cadastro (CPF de PF apenas) ou utilize um login antigo.
2- Selecione a opção “Inscreva-se”.
3- Escolha o curso desejado.
4- Clique sobre “Inscrever-se”.
5- Efetue o pagamento via boleto bancário (se possível) ou via depósito/transferência na conta do Sicontiba.
6- Envie o comprovante para sicontiba@sicontiba.com.br

Orientação prévia: antes de gerar a inscrição no sistema de cursos, verifique na aba perfil a categoria de participante (identificação associado, funcionário de associado, estudante, profissional da contabilidade não associado mas regular e ativo no CRC ou demais profissionais) e o e-mail que está inserido e altere se for o caso, pois o valor da inscrição muda de acordo com a categoria identificação de cadastro e a apostila é enviada apenas para o e-mail cadastrado.

DADOS BANCÁRIOS:

***Sindicato dos Contabilistas de Curitiba – CNPJ: 76.686.963/0001-52

***Conta Caixa Agência n. 0372 – Operação n. 003 – Conta Corrente PJ n. 1127-2

Obs.: caso esteja com dificuldades para gerar ou recuperar a senha, ligar para (41) 3077-3553.

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