Curso PRESENCIAL de LALUR – Livro de Apuração do Lucro Real – 23 de novembro no SICONTIBA

INSCREVA-SE

 

Data: 23 de novembro de 2021 (terça-feira)
Horário: 08h45 às 17h00 (carga horária de 7 horas)
Local: Auditório do SICONTIBA
Endereço: Av. Senador Souza Naves, 381, Alto da Rua XV, em Curitiba/PR

Tema: LALUR – Livro de Apuração do Lucro Real

Modalidade: PRESENCIAL ao vivo, cumprindo todas as recomendações sanitárias e normativas em vigor. 

Obs.: este curso não vale pontuação no programa EPC.

 

OBJETIVO
Permitir ao interessado elaborar o e-Lalur e o Cálculo do IRPJ lucro real, a ser posteriormente transcrito na ECF – Escrituração Contábil Fiscal,  Apresentação de modelos de planilhas de cálculo a serem adotadas com identificação prévia das adições e exclusões, constituição de prejuízo fiscal do período de apuração e compensação de prejuízos fiscais de períodos anteriores. Detalhamento de saldo negativo de IRPJ. Exposição de exemplo prático.

PÚBLICO ALVO
Contadores, gerentes ou coordenadores, analistas e assistentes das áreas contábil e/ou tributária.

NÍVEL
Intermediário.

 

INSTRUTOR
Édison Remi Pinzon
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), MBA em Gestão Tributária pelo INPG, especialista IFRS “First Degree” pelo IACAFM/IBEFAC, atuou por mais de 20 anos nas áreas contábil, tributária e de controladoria de empresas industriais e de serviços, 4 anos como analista de negócio em implantação de ERP e 7 anos como sócio de escritório contábil, especialista em soluções na área de planejamento fiscal, consultor certificado do programa FORCEC, titular da “Édison Remi Pinzon – Ensino Contábil e Tributário”, realizador de cursos presenciais, gravados e online ao vivo, por sua empresa ou através do sistema SESCON/SESCAP, SICONTIBA, CRCPR, CRCRS e CRCMT, Unifenacon e empresas privadas de treinamento. Autor de artigos tributários publicados pelo SESCAP/PR, SESCON Grande Florianópolis, Jornal Contábil, Veritae Orientador Profissional (RJ) e na rede social profissional LinkedIn.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1 – Aspectos preliminares da informação recuperada da ECD (Sped Contábil)

1.1 – Obrigatoriedade de adoção do regime de competência

1.2 – Necessidade de contas contábeis ou subcontas específicas

1.3 – Mapeamento referencial e seus cruzamentos

2 – Apuração da base de cálculo do IRPJ e da CSLL (lucro real)

2.1 – Adições e exclusões ao lucro líquido – Parte A do Lalur (registro M300A)

2.1.1 – Permanentes

2.1.1.1 – Vinculados com conta contábil

2.1.1.2 – Sem relacionamento

2.1.2 – Temporárias

2.1.2.1 – Controle na Parte B do Lalur

2.1.2.2 – Controle por meio de subcontas do Ativo ou Passivo

2.2 – Adições, exclusões e controles não aplicáveis para a CSLL

3 – Detalhamento das seguintes Adições/Exclusões

3.1 – Assistência médica, odontológica, farmacêutica e social

3.2 – Multas por infrações, brindes

3.3 – Doações e contribuições a entidades civis, deduzidas diretamente do IRPJ devido e outras

3.4 – Quebras, perdas e furtos

3.5 – Benefícios indiretos a sócios e/ou dirigentes

3.6 – Royalties

3.7 – Variações cambiais – opção pelo regime de caixa

3.8 – Juros sobre capital próprio

3.9 – Provisões e perdas estimadas de ativos

3.10 – Diferença de quotas de depreciação – fiscal e contábil

3.11 – Depreciação sobre AVJ na adoção inicial das IFRS (custo atribuído)

3.12 – Contratos de arrendamento

3.13 – Lucro diferido nos contratos superiores a um ano com entidades públicas

3.14 – Despesas pré-operacionais

3.15 – Encargos de empréstimos ou financiamentos atrelados à aquisição ou construção de bens do ativo

3.16 – Subvenções governamentais de investimento

4 – Prejuízos fiscais

4.1 – Constituição de prejuízo fiscal no período

4.2 – Compensação de prejuízos fiscais de períodos anteriores

5 – Apuração do IRPJ

5.1 – Como informar as deduções do IRPJ

5.1.1 – Apuração Trimestral

5.1.2 – Apuração Anual

5.1.2.1 – Estimativas mensais – receita bruta e acréscimos

5.1.2.2 – Estimativas mensais – balancete de suspensão ou redução

5.2 – Saldo a pagar e saldo negativo

 

INVESTIMENTO

*R$ 100,00 ao Associado Sicontiba (ativo e regular no CRCPR)
*R$ 100,00 ao Funcionário de Associado Sicontiba
*R$ 100,00 ao Estudante
*R$ 165,00 ao Profissional da Contabilidade (ativo e regular no CRCPR)
*R$ 200,00 aos Demais Profissionais

 

FORMA DE PAGAMENTO (até 1 dia antes do curso): Via depósito ou transferência ou PIX.

Dados bancários:

Sindicato dos Contabilistas de Curitiba

CNPJ: 76.686.963/0001-52

CEF – Agência n. 0372 – Operação n. 003 – Conta Corrente PJ n. 1127-2

Chave PIX: 76686963000152

 

Como se inscrever?

As inscrições devem ser feitas diretamente no site do Sicontiba. Caso haja desistência por parte do inscrito, informamos que não haverá devolução do valor. O curso poderá ser cancelado a qualquer momento com o devido retorno do investimento aos que já estavam inscritos ou opção de crédito para outros cursos subsequentes.

ATENÇÃO: apenas serão aceitas as inscrições dentro do número de vagas limitadas. Caso o limite de vagas tenha se esgotado, o nome ficará na lista de espera.

1- Clique aqui, faça um cadastro (com nº do CPF ) ou utilize um login antigo.
2- Selecione a opção “Inscreva-se”.
3- Escolha o curso desejado.
4- Clique sobre “Inscrever-se”.
5- Efetue o pagamento  via depósito/transferência/PIX na conta do Sicontiba.
6- Envie o comprovante para sicontiba@sicontiba.com.br

Orientação prévia: antes de gerar a inscrição no sistema de cursos, verifique na aba perfil a categoria de participante (IDENTIFICAÇÃO: associado, funcionário de associado, estudante, profissional da contabilidade não associado mas regular e ativo no CRC ou demais profissionais) e o e-mail que está inserido e altere se for o caso, pois o valor da inscrição muda de acordo com a categoria identificação de cadastro e o link, material e orientações são enviados apenas para o e-mail cadastrado.

Obs.: caso esteja com dificuldades para gerar ou recuperar a senha, ligue para (41) 3077-3553.

Cancelamento da inscrição: a inscrição será cancelada caso o participante não envie o comprovante de pagamento para o e-mail sicontiba@sicontiba.com.br até um dia antes do curso.

Presença: apresentar um documento com foto no dia do curso e o comprovante de pagamento.

 

CERTIFICADO
O certificado estará disponível no www.sicontiba.com.br/inscricoes até três dias úteis após a realização do curso, clicando em meus cursos – imprimir certificado. Ou solicitando no e-mail sicontiba@sicontiba.com.br

 

MATERIAL DIDÁTICO
A apostila será encaminhada por e-mail até 1 dia antes do curso e deve ser impressa pelo participante, que também é responsável pelo material de apoio, como lápis, caneta e folhas de papel.

 

 

INFORMAÇÕES GERAIS

O treinamento será presencial no AUDITÓRIO DO SICONTIBA, sendo as VAGAS LIMITADAS em razão da continuidade da pandemia de COVID-19, salientando-se que serão cumpridas todas as recomendações sanitárias e normativas em vigor.

Recomendações de não comparecimento: idosos, gestantes, pessoas do grupo de risco ou qualquer pessoa com sintoma de gripe/resfriado.

Cuide-se!: não cumprimentar pessoas com apertos de mão, abraços, beijos ou outro tipo de contato físico; não compartilhar objetos de uso pessoal (caneta, talher, prancheta, garrafa de água, celular, entre outros).

 

MAIORES INFORMAÇÕES:

Telefone: (41) 3077-3553

Celular: (41) 99983-0074

 

 

CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS PARA AJUDAR A QUEM PRECISA: Pedimos sua (caso queira) colaboração e solidariedade em trazer alimentos não perecíveis, sendo que estaremos fazendo uma ampla divulgação do destino dos alimentos para instituições/organizações sérias e comprometidas com projetos sociais de fraternidade e solidariedade, vinculadas a pessoas carentes e que estejam passando por graves dificuldades em manter um mínimo existencial.

SAIBA MAIS, clique aqui

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