Curso PRESENCIAL em 09 de agosto: Intensivo Apuração IRPJ/CSLL Lucro Real – 7 pontos EPC

!! CURSO PRESENCIAL  !!

INSCREVA-SE

Apoio: CRCPR

Data: 09 de agosto de 2022 (terça-feira)
Horário: 08h45 às 17h00 (com intervalo para coffee break e almoço)
Local: Auditório do CRCPR
Rua XV de Novembro nº. 2987 – Alto da Rua XV, Curitiba/PR

Curso credenciado no Programa de Educação Profissional Continuada (EPC).

Vale 7 pontos EPC para: AUD (Auditores), CMN (Banco Central), PREVIC (previdência complementar), PROGP (Profissionais de Empresas de Grande Porte) e PRORT (profissional responsável técnico), PERITO (Peritos) e  SUSEP (Sup. Seguros Privados).

Código do Curso: PR-03123 – Turma I 2022

Código Capacitador: PR-00089

 

OBJETIVO
Apresentar os critérios para apuração do IRPJ e da CSLL no regime de lucro real, de acordo com a IN RFB 1.700/2017, RIR/2018 e alterações legislativas posteriores; esclarecimentos quanto às principais espécies de adições e exclusões, mapeamento das contas contábeis com o plano referencial da RFB, controles na Parte B do Lalur/Lacs e correlação com saldos contábeis, no âmbito da ECF. O curso será conduzido mediante apresentação de exemplos práticos.

PÚBLICO ALVO
Contadores, gerentes, coordenadores, analistas, assistentes e demais profissionais das áreas tributária ou contábil.

METODOLOGIA
Expositiva, com apresentação de situações factíveis do dia-a-dia do profissional.

INSTRUTOR
Édison Remi Pinzon
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), MBA em Gestão Tributária pelo INPG, especialista IFRS “First Degree” pelo IACAFM/IBEFAC, carreira profissional consolidada de 30 anos, sendo 20 destes anos nas áreas contábil, tributária e de controladoria de empresas industriais e de serviços, nacionais e multinacionais, 4 anos como analista de negócio em implantação de ERP, 7 anos como sócio de escritório contábil. Especialista nos SPED ECD e ECF e em trabalhos de recuperação tributária, consultor certificado do programa FORCEC (SESCAP/PR), titular da “Édison Remi Pinzon – Ensino Contábil e Tributário” e sócio do “IBEPC – Instituto Brasileiro de Educação Profissional Continuada”, realizador de cursos presenciais, gravados e online ao vivo, por sua empresa ou através do sistema SESCON/SESCAP, CRCPR, CRCRS e CRCMT, Unifenacon e empresas privadas de treinamento. Autor de artigos tributários publicados pelo SESCAP/PR, SESCON Grande Florianópolis, Jornal Contábil, Veritae Orientador Profissional (RJ) e na rede social profissional LinkedIn.

 

INVESTIMENTO

*R$ 100,00 ao Associado Sicontiba (já com desconto de 50%)
*R$ 100,00 ao Funcionário de Associado Sicontiba (já com desconto de 50%)
*R$ 100,00 ao Estudante (já com desconto de 50%)
*R$ 160,00 ao Profissional da Contabilidade REGULAR e ATIVO (já com desconto de 20%)
*R$ 200,00 aos Demais Profissionais (sem desconto)

Forma de pagamento (até 08/08/2022): Depósito ou transferência ou PIX

 

CONTEÚDO

1 – Apuração da base de cálculo do IRPJ e da CSLL

1.1 – Adições e exclusões ao lucro líquido – Parte A do Lalur/Lacs – classificação prévia e enquadramento aos tipos de relacionamento dos registros M300 e M350 da ECF

1.1.1 – Permanentes

1.1.2 – Temporárias

1.1.2.1 – Controle na Parte B do Lalur

1.1.2.2 – Controle por meio de subcontas do Ativo ou Passivo

1.2 – Adições, exclusões e controles não aplicáveis para a CSLL

2 – Antecipações mensais obrigatórias – Lucro real anual

2.1 – Percentuais aplicáveis de presunção sobre a atividade básica

2.2 – Demais receitas (ou resultados) operacionais

2.3 – Deduções e retenções admitidas

2.4 – Diferenças entre a apuração da estimativa mensal com base na receita bruta e acréscimos e o lucro presumido

2.5 – Balancetes de suspensão e de redução

3 – Detalhamento das seguintes Adições/Exclusões 

3.1 – Assistência médica, odontológica, farmacêutica e social

3.2 – Previdência complementar e formação profissional

3.3 – Alimentação do trabalhador

3.4 – Multas por infrações, brindes

3.5 – Doações e contribuições a entidades civis, deduzidas diretamente do IRPJ devido e

outras

3.6 – Quebras, perdas e furtos

3.7 – Royalties

3.8 – Variações cambiais – opção pelo regime de caixa

3.9 – Juros sobre capital próprio

3.10 – Provisões e perdas estimadas de ativos

3.11 – Diferença de quotas de depreciação – fiscal e contábil

3.12 – Contratos de arrendamento

3.13 – Despesas pré-operacionais

3.14 – Subvenções governamentais de investimento

3.15 – Juros remuneratórios de indébito tributário

4 – Prejuízos fiscais

4.1 – Constituição de prejuízo fiscal no período

4.2 – Compensação de prejuízos fiscais de períodos anteriores

5 – Apuração do IRPJ

5.1 – Como informar as deduções do IRPJ

5.1.1 – Apuração Trimestral

5.1.2 – Apuração Anual

5.1.2.1 – Estimativas mensais – receita bruta e acréscimos

5.1.2.2 – Estimativas mensais – balancete de suspensão ou redução

5.2 – Cálculo da dedução direta do PAT – Programa de Alimentação do Trabalhador

5.3 – Saldo a pagar e saldo negativo

 

INFORMAÇÕES GERAIS

O treinamento será presencial no AUDITÓRIO DO CRCPR, sendo as VAGAS LIMITADAS (corra e se inscreva!) tendo em vista o tamanho do espaço. ATENÇÃO: apenas serão aceitas as inscrições dentro do número de vagas limitadas. Caso o limite de vagas tenha se esgotado, o nome ficará na lista de espera.

As inscrições devem ser feitas diretamente no site do Sicontiba. Caso haja desistência por parte do inscrito, informamos que não haverá devolução do valor. O realizador reserva-se no direito de cancelar o treinamento caso não ocorra a formação mínima de turma, devendo o comunicado ser enviado até 24 horas antes da data agendada para o evento, através dos e-mails cadastrados no momento da inscrição. Em sendo cancelado, haverá o devido retorno do investimento aos que já estavam inscritos ou opção de crédito para outros cursos subsequentes.

Troca de participante: Acontecendo algum imprevisto, e o aluno inscrito não conseguir participar do curso, poderá, a seu critério, trocar sua inscrição com outra pessoa. Contudo, para esta alteração ser válida deverá encaminhar um e-mail para sicontiba@sicontiba.com.br com pelo menos 1 dia de antecedência da data de início do curso.

Certificado
O conhecimento adquirido pelo aluno no curso será avaliado através da frequência de no mínimo 80% da aula ao vivo. Somente será emitido o certificado para o participante informado no processo de inscrição e identificado presencialmente com assinatura na lista de presença. Deverá ser retirado junto ao SICONTIBA até três dias úteis após a realização do curso, sendo entregue no local do curso, na sede administrativa do SICONTIBA ou solicitando no e-mail sicontiba@sicontiba.com.br.

Apostila e Material de Apoio
A apostila será encaminhada por e-mail até um dia antes do curso e deve ser impressa pelo participante, que também é responsável pelo material de apoio, como lápis, caneta e folhas de papel.

Cancelamento
A inscrição será cancelada caso o participante não envie o comprovante de pagamento para o e-mail sicontiba@sicontiba.com.br até um dia antes do curso.

Presença
Apresentar um documento com foto no dia do curso e o comprovante de pagamento.

Como se inscrever?
1- Clique aqui, faça um cadastro (CPF de Pessoa Física apenas) ou utilize um login antigo.
2- Selecione a opção “Inscreva-se”.
3- Escolha o curso desejado.
4- Clique sobre “Inscrever-se”.
5- Efetue o pagamento via depósito/transferência/PIX na conta do Sicontiba.
6- Envie o comprovante para sicontiba@sicontiba.com.br

Orientação prévia: antes de gerar a inscrição no sistema de cursos, verifique na aba perfil a categoria de participante (identificação: associado, funcionário de associado, estudante, profissional da contabilidade não associado ou demais profissionais) e o e-mail que está inserido e altere se for o caso, pois o valor da inscrição muda de acordo com a categoria identificação de cadastro e a apostila é enviada apenas para o e-mail cadastrado.

 

DADOS BANCÁRIOS

***Sindicato dos Contabilistas de Curitiba – CNPJ: 76.686.963/0001-52

***Conta Caixa Agência n. 0372 – Operação n. 003 – Conta Corrente PJ n. 1127-2

Chave PIX: 76686963000152

 

Obs.: caso esteja com dificuldades para gerar ou recuperar a senha, ligue-nos.

 

CONTATOS

(Falar com a secretária executiva Moriá )

sicontiba@sicontiba.com.br

(41) 3077-3553

(41) 99983-0074

 

 

!! NÃO É OBRIGATÓRIO O USO DE MÁSCARAS !!

 

Quando é recomendado o uso de máscaras?

Com sintomas de resfriado

Com sintomas de quadro alérgico (coriza, espirros, etc.)

Contato recente com pessoa suspeita de Covid

Contato recente com pessoa confirmada Covid

Contato recente em serviços de saúde

 

LEMBRAMOS e RESSALTAMOS que retornou a exigência no sistema CFC/CRCs de 40 pontos anual no programa de educação profissional continuada (EPC).

Logo, para os profissionais abrangidos nas categorias aplicadas em 2022 (AUD – Auditores; CMN – Banco Central; PREVIC  previdência complementar; PROGP – Profissionais de Empresas de Grande Porte; PRORT – profissional responsável técnico; PERITO – Peritos; e  SUSEP – Sup. Seguros Privados) é exigido realizar cursos e treinamentos que somem 40 pontos no ano corrente.

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