Curso PRESENCIAL em 13 de setembro: SIMPLES NACIONAL x LUCRO PRESUMIDO – Comparativo e Planejamento – 7 pontos EPC
!! CURSO PRESENCIAL !!
Data: 13 de setembro de 2022 (terça-feira)
Horário: 08h45 às 17h00 (com intervalo para coffee break e almoço)
Local: Auditório do SICONTIBA
Av. Senador Souza Naves nº. 381 – Alto da Rua XV, Curitiba/PR
Curso credenciado no Programa de Educação Profissional Continuada (EPC).
Vale 7 pontos EPC para: AUD (Auditores), PRORT (profissional responsável técnico) e PERITO (Peritos).
Código do Curso: PR-03201- Turma I 2022
Código Capacitador: PR-00089
OBJETIVO
Aplicação de mecanismos eficientes de redução legal da carga tributária com foco específico em Simples Nacional e Lucro Presumido. Proporcionar visão panorâmica do cenário tributário para estes regimes, bem como situações peculiares que influenciam a decisão de qual regime adotar.
PÚBLICO ALVO
Profissionais já atuantes ou iniciantes na área de Tributária, de empresas em geral ou de escritórios de contabilidade, candidatos ao mercado de trabalho, estudantes e demais interessados em formação e aperfeiçoamento profissional.
INSTRUTOR
Rômulo Albuquerque
Diretor na FiscoSim, Contador, MBA em Holding e Planejamento Societário, Pós-Graduado em Gestão Tributária – Gestor e Consultor nas áreas de Tributos Federais, Legislação Societária e Contabilidade; Redator e editor de publicações periódicas; Palestrante UNIFENACON, CRC, SESCAP e SESCON em diversos Estados, bem como instituições privadas; Membro de Centro de estudos em matéria tributária e contábil de renomadas instituições; Professor de pós-graduação na UNISEP – Dois Vizinhos-PRs.
INVESTIMENTO
*R$ 100,00 ao Associado Sicontiba (já com desconto de 50%)
*R$ 100,00 ao Funcionário de Associado Sicontiba (já com desconto de 50%)
*R$ 100,00 ao Estudante (já com desconto de 50%)
*R$ 160,00 ao Profissional da Contabilidade REGULAR (já com desconto de 20%)
*R$ 200,00 aos Demais Profissionais (sem desconto)
Forma de pagamento (até 12/09/2022): Depósito ou transferência ou PIX
CONTEÚDO
1 – Particularidades a serem observadas entre Lucro Presumido x Simples Nacional:
1.1 Influência de conceito de ativo imobilizado na apuração do ganho de capital;
1.2 Depreciação para fins de apuração de ganho de capital;
1.3 Tributação de ganho de capital;
1.4 natureza jurídica e sua influência no regime tributário;
1.5 Participação dos sócios em outras empresas;
1.6 Existência de SCP;
1.7 Tributação das receitas financeiras;
1.8 Incidência monofásica de Pis/Pasep e Cofins;
1.9 Produtos de Alíquota zero para Pis/Pasep e Cofins para Lucro Presumido e Simples Nacional;
1.10 Retenção na fonte de IR e das Contribuições sociais (Pis/Pasep, Cofins e CSLL);
1.11 Demonstração prática em sala;
1.12 Distribuição de Lucros: Lucro Presumido e Simples.
2 – Lucro Presumido:
2.1 Definição de Lucro Presumido;
2.2 Empresas permitidas e vedadas ao lucro presumido;
2.3 Período de apuração;
2.4 Momento da opção;
2.5 Regime de Competência ou Caixa;
2.6 Deduções Permitidas;
2.7 Contribuição Social sobre lucro líquido;
2.8 Vantagens e Desvantagens.
3 – Simples Nacional:
3.1 Definição de microempresa ou empresa de pequeno porte;
3.2 Porte x regime tributário;
3.2 Impeditivos à opção pelo regime tributário;
3.3 Exclusão do Regime;
3.4 Abrangência e recolhimento de tributos e contribuições;
3.5 Valor devido – recolhimento;
3.6 Restituição ou compensação.
INFORMAÇÕES GERAIS
O treinamento será presencial no AUDITÓRIO DO SICONTIBA, sendo as VAGAS LIMITADAS (corra e se inscreva!) tendo em vista o tamanho do espaço. ATENÇÃO: apenas serão aceitas as inscrições dentro do número de vagas limitadas. Caso o limite de vagas tenha se esgotado, o nome ficará na lista de espera.
As inscrições devem ser feitas diretamente no site do Sicontiba. Caso haja desistência por parte do inscrito, informamos que não haverá devolução do valor. O realizador reserva-se no direito de cancelar o treinamento caso não ocorra a formação mínima de turma, devendo o comunicado ser enviado até 24 horas antes da data agendada para o evento, através dos e-mails cadastrados no momento da inscrição. Em sendo cancelado, haverá o devido retorno do investimento aos que já estavam inscritos ou opção de crédito para outros cursos subsequentes.
Troca de participante: Acontecendo algum imprevisto, e o aluno inscrito não conseguir participar do curso, poderá, a seu critério, trocar sua inscrição com outra pessoa. Contudo, para esta alteração ser válida deverá encaminhar um e-mail para sicontiba@sicontiba.com.br com pelo menos 1 dia de antecedência da data de início do curso. Nessa situação, o certificado será expedido apenas ao participante e não a quem se inscreveu.
Certificado
O conhecimento adquirido pelo aluno no curso será avaliado através da frequência de no mínimo 80% da aula ao vivo. Somente será emitido o certificado para o participante informado no processo de inscrição e identificado presencialmente com assinatura na lista de presença. Deverá ser retirado junto ao SICONTIBA até três dias úteis após a realização do curso, sendo entregue no local do curso, na sede administrativa do SICONTIBA ou solicitando no e-mail sicontiba@sicontiba.com.br.
Apostila e Material de Apoio
A apostila será encaminhada por e-mail até um dia antes do curso e deve ser impressa pelo participante, que também é responsável pelo material de apoio, como lápis, caneta e folhas de papel.
Cancelamento
A inscrição será cancelada caso o participante não envie o comprovante de pagamento para o e-mail sicontiba@sicontiba.com.br até um dia antes do curso.
Presença
Apresentar um documento com foto no dia do curso e o comprovante de pagamento (caso não tenha encaminhado previamente).
Como se inscrever?
1- Clique aqui, faça um cadastro (CPF de Pessoa Física apenas) ou utilize um login antigo.
2- Selecione a opção “Inscreva-se”.
3- Escolha o curso desejado.
4- Clique sobre “Inscrever-se”.
5- Efetue o pagamento via depósito/transferência/PIX na conta do Sicontiba.
6- Envie o comprovante para sicontiba@sicontiba.com.br
Orientação prévia: antes de gerar a inscrição no sistema de cursos, verifique na aba perfil a categoria de participante (identificação: associado, funcionário de associado, estudante, profissional da contabilidade não associado ou demais profissionais) e o e-mail que está inserido e altere se for o caso, pois o valor da inscrição muda de acordo com a categoria identificação de cadastro e a apostila é enviada apenas para o e-mail cadastrado.
DADOS BANCÁRIOS
***Sindicato dos Contabilistas de Curitiba – CNPJ: 76.686.963/0001-52
***Conta Caixa Agência n. 0372 – Operação n. 003 – Conta Corrente PJ n. 1127-2
Chave PIX: 76686963000152
Obs.: caso esteja com dificuldades para gerar ou recuperar a senha, ligue-nos.
CONTATOS
(Falar com a secretária executiva Moriá )
(41) 3077-3553
(41) 99983-0074
!! NÃO É OBRIGATÓRIO O USO DE MÁSCARAS !!
Quando é recomendado o uso de máscaras?
Com sintomas de resfriado
Com sintomas de quadro alérgico (coriza, espirros, etc.)
Contato recente com pessoa suspeita de Covid
Contato recente com pessoa confirmada Covid
Contato recente em serviços de saúde
LEMBRAMOS e RESSALTAMOS que retornou a exigência no sistema CFC/CRCs de 40 pontos anual no programa de educação profissional continuada (EPC).
Logo, para os profissionais abrangidos nas categorias aplicadas em 2022 (AUD – Auditores; CMN – Banco Central; PREVIC – previdência complementar; PROGP – Profissionais de Empresas de Grande Porte; PRORT – profissional responsável técnico; PERITO – Peritos; e SUSEP – Sup. Seguros Privados) é exigido realizar cursos e treinamentos que somem 40 pontos no ano corrente.