Curso PRESENCIAL em 20 de outubro: NBC TG 1001 Pequenas Empresas e TG 1002 Microentidades – 7 pontos EPC

!! CURSO PRESENCIAL  !!

INSCREVA-SE

Data: 20 de outubro de 2022 (quinta-feira)
Horário: 08h45 às 17h00 (com intervalo para coffee break e almoço)
Local: Auditório do SICONTIBA
Av. Sen. Souza Naves, 381, Alto da Rua XV, em Curitiba

Curso credenciado no Programa de Educação Profissional Continuada (EPC).

Vale 7 pontos EPC para: AUD (Auditores), PRORT (profissional responsável técnico) e PERITO (Peritos).

Código do Curso: PR-03124 – Turma I 2022

Código Capacitador: PR-00089

 

OBJETIVO
Compreender o regramento introduzido pelas normas contábeis com vigência obrigatória a partir de 2023 e opcional para 2022, para as entidades com faturamento de até R$ 78 milhões/ano. Comparativos com a NBC TG 1000, aplicável para as PME – Pequenas e Médias Empresas. Revogação da ITG 1000 para as ME/EPP. Adoção inicial das novas NBC, opção de custo atribuído ao ativo imobilizado, efeitos em relação à ECD – Escrituração Contábil Digital.

PÚBLICO ALVO
Contadores, gerentes de contabilidade, empresários contábeis, auditores e demais profissionais das áreas tributária ou contábil.

METODOLOGIA
Associa a exposição de fundamentos teóricos, apresentados na apostila, com exemplos e exercícios práticos. Recomendável o uso de notebook com MS Office Excel ou equivalente instalado.

INSTRUTOR
Édison Remi Pinzon
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), MBA em Gestão Tributária pelo INPG, especialista IFRS “First Degree” pelo IACAFM/IBEFAC, carreira profissional consolidada de 30 anos, sendo 20 destes anos nas áreas contábil, tributária e de controladoria de empresas industriais e de serviços, nacionais e multinacionais, 4 anos como analista de negócio em implantação de ERP, 7 anos como sócio de escritório contábil. Especialista nos SPED ECD e ECF e em trabalhos de recuperação tributária, consultor certificado do programa FORCEC (SESCAP/PR), titular da “Édison Remi Pinzon – Ensino Contábil e Tributário” e sócio do “IBEPC – Instituto Brasileiro de Educação Profissional Continuada”, realizador de cursos presenciais, gravados e online ao vivo, por sua empresa ou através do sistema SESCON/SESCAP, CRCPR, CRCRS e CRCMT, Unifenacon e empresas privadas de treinamento. Autor de artigos tributários publicados pelo SESCAP/PR, SESCON Grande Florianópolis, Jornal Contábil, Veritae Orientador Profissional (RJ) e na rede social profissional LinkedIn.

 

INVESTIMENTO

*R$ 100,00 ao Associado Sicontiba (já com desconto de 50%)
*R$ 100,00 ao Funcionário de Associado Sicontiba (já com desconto de 50%)
*R$ 100,00 ao Estudante (já com desconto de 50%)
*R$ 160,00 ao Profissional da Contabilidade (já com desconto de 20%)
*R$ 200,00 aos Demais Profissionais (sem desconto)

Forma de pagamento (até 19/10/2022): Depósito ou transferência ou PIX

 

CONTEÚDO

1 – Características gerais

1.1 – Escopo do alcance

1.2 – Exercício social em que a NBC passa a ser exigida

1.3 – Conceitos e princípios abrangidos

1.4 – Revogação da Interpretação Técnica Geral (ITG) nº 1000

2 – Demonstrações contábeis

2.1 – Demonstrações exigidas

2.1.1 – Notas explicativas

2.2 – Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)

2.2.1 – Linha inicial: Receita Líquida ou Bruta

2.2.2 – Classificação das despesas

2.2.3 – IRPJ e CSLL no lucro presumido

2.2.4 – Resultado líquido das operações descontinuadas

2.3 – Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC)

2.3.1 – Método de divulgação do fluxo de caixa das atividades operacionais

2.3.2 – Tratamento quanto a outros fluxos de caixa (valores imateriais)

3 – Reconhecimento inicial e mensuração de ativos e passivos

3.1 – Ativos mensurados a Valor Justo (VJ)

3.2 – Ajuste a valor presente (AVP)

3.3 – Estoques

3.3.1 – Alocação dos custos indiretos de produção

3.4 – Investimentos societários permanentes

3.5 – Ativos qualificáveis – custo dos empréstimos

3.6 – Imobilizado

3.6.1 – Estimativa dos custos de desmontagem/remoção e restauração

3.6.2 – Vida útil, valor residual e depreciação

3.6.3 – Perdas por desvalorização (impairment)

3.7 – Receita de vendas e serviços

3.7.1 – Receita de execução de serviços ao longo do tempo

3.8 – Arrendamentos

3.9 – Tributos sobre o lucro (IRPJ/CSLL) diferidos

4 – Transição

4.1 – Balanço de abertura / Inventário geral de saldos

4.1.1 – Restrições relacionadas ao regime tributário adotado

4.1.2 – Reflexos em relação à ECD (Sped Contábil)

4.2 – Custo atribuído na adoção inicial – mensuração do Ativo Imobilizado a valor justo

4.3 – Demonstrações comparativas na Adoção Inicial

 

INFORMAÇÕES GERAIS

O treinamento será presencial no AUDITÓRIO DO SICONTIBA, sendo as VAGAS LIMITADAS (corra e se inscreva!) tendo em vista o tamanho do espaço. ATENÇÃO: apenas serão aceitas as inscrições dentro do número de vagas limitadas. Caso o limite de vagas tenha se esgotado, o nome ficará na lista de espera.

As inscrições devem ser feitas diretamente no site do Sicontiba. Caso haja desistência por parte do inscrito, informamos que não haverá devolução do valor. O realizador reserva-se no direito de cancelar o treinamento caso não ocorra a formação mínima de turma, devendo o comunicado ser enviado até 24 horas antes da data agendada para o evento, através dos e-mails cadastrados no momento da inscrição. Em sendo cancelado, haverá o devido retorno do investimento aos que já estavam inscritos ou opção de crédito para outros cursos subsequentes.

Troca de participante: Acontecendo algum imprevisto, e o aluno inscrito não conseguir participar do curso, poderá, a seu critério, trocar sua inscrição com outra pessoa. Contudo, para esta alteração ser válida deverá encaminhar um e-mail para sicontiba@sicontiba.com.br com pelo menos 1 dia de antecedência da data de início do curso.

Certificado
O conhecimento adquirido pelo aluno no curso será avaliado através da frequência de no mínimo 80% da aula ao vivo. Somente será emitido o certificado para o participante informado no processo de inscrição e identificado presencialmente com assinatura na lista de presença. Deverá ser retirado junto ao SICONTIBA até três dias úteis após a realização do curso, sendo entregue no local do curso, na sede administrativa do SICONTIBA ou solicitando no e-mail sicontiba@sicontiba.com.br.

Apostila e Material de Apoio
A apostila será encaminhada por e-mail até um dia antes do curso e deve ser impressa pelo participante, que também é responsável pelo material de apoio, como lápis, caneta e folhas de papel.

Cancelamento
A inscrição será cancelada caso o participante não envie o comprovante de pagamento para o e-mail sicontiba@sicontiba.com.br até um dia antes do curso.

Presença
Apresentar um documento com foto no dia do curso e o comprovante de pagamento.

Como se inscrever?
1- Clique aqui, faça um cadastro (CPF de Pessoa Física apenas) ou utilize um login antigo.
2- Selecione a opção “Inscreva-se”.
3- Escolha o curso desejado.
4- Clique sobre “Inscrever-se”.
5- Efetue o pagamento via depósito/transferência/PIX na conta do Sicontiba.
6- Envie o comprovante para sicontiba@sicontiba.com.br

Orientação prévia: antes de gerar a inscrição no sistema de cursos, verifique na aba perfil a categoria de participante (identificação: associado, funcionário de associado, estudante, profissional da contabilidade não associado ou demais profissionais) e o e-mail que está inserido e altere se for o caso, pois o valor da inscrição muda de acordo com a categoria identificação de cadastro e a apostila é enviada apenas para o e-mail cadastrado.

 

DADOS BANCÁRIOS

***Sindicato dos Contabilistas de Curitiba – CNPJ: 76.686.963/0001-52

***Conta Caixa Agência n. 0372 – Operação n. 003 – Conta Corrente PJ n. 1127-2

Chave PIX: 76686963000152

 

Obs.: caso esteja com dificuldades para gerar ou recuperar a senha, ligue-nos.

 

CONTATOS

(Falar com a secretária executiva Moriá )

sicontiba@sicontiba.com.br

(41) 3077-3553

(41) 99983-0074

 

 

!! NÃO É OBRIGATÓRIO O USO DE MÁSCARAS !!

 

Quando é recomendado o uso de máscaras?

Com sintomas de resfriado

Com sintomas de quadro alérgico (coriza, espirros, etc.)

Contato recente com pessoa suspeita de Covid

Contato recente com pessoa confirmada Covid

Contato recente em serviços de saúde

 

LEMBRAMOS e RESSALTAMOS que retornou a exigência no sistema CFC/CRCs de 40 pontos anual no programa de educação profissional continuada (EPC).

Logo, para os profissionais abrangidos nas categorias aplicadas em 2022 (AUD – Auditores; CMN – Banco Central; PREVIC  previdência complementar; PROGP – Profissionais de Empresas de Grande Porte; PRORT – profissional responsável técnico; PERITO – Peritos; e  SUSEP – Sup. Seguros Privados) é exigido realizar cursos e treinamentos que somem 40 pontos no ano corrente.

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