Curso PRESENCIAL em 21 de junho: ECF – Escrituração Contábil Fiscal – Vale 7 pontos no programa EPC
!! CURSO PRESENCIAL !!
Data: 21 de junho de 2022 (terça-feira)
Horário: 08h45 às 17h00 (com intervalo para coffee break e almoço)
Local: Auditório do SICONTIBA
Av. Sen. Souza Naves, 381, Alto da Rua XV, em Curitiba
Curso credenciado no Programa de Educação Profissional Continuada (EPC).
Vale 7 pontos EPC para: AUD (Auditores), CMN (Banco Central), PREVIC (previdência complementar), PROGP (Profissionais de Empresas de Grande Porte) e PRORT (profissional responsável técnico), PERITO (Peritos) e SUSEP (Sup. Seguros Privados).
Código do Curso: PR-03120 – Turma I 2022
Código Capacitador: PR-00089
OBJETIVO
Possibilitar a correta elaboração e atendimento das etapas necessárias para validação do arquivo anual de ECF – Escrituração Contábil Fiscal das PJ imunes/isentas e as de lucro presumido e real, por meio de importação de arquivo-texto ou criação direta no PGE e edição de dados nos principais registros. Análise individualizada dos registros obrigatórios do Bloco Y (Outras Informações). Preenchimento do Lalur/Lacs – Partes A e B – e cálculo do IRPJ/CSLL, incluindo exemplo com saldo negativo.
PÚBLICO ALVO
Contadores, gerentes ou coordenadores, analistas e assistentes das áreas contábil e/ou tributária.
NÍVEL
Intermediário. Pré-requisito: conhecimentos sobre apuração do IRPJ e CSLL, curso e/ou experiência com ECD (Sped Contábil).
METODOLOGIA
Apresentação de arquivos-texto e validação de exemplos de escriturações de imune/isenta de IRPJ, lucro presumido e lucro real, com enfoque maior no Lalur/Lacs.
INSTRUTOR
Édison Remi Pinzon
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), MBA em Gestão Tributária pelo INPG, especialista IFRS “First Degree” pelo IACAFM/IBEFAC, carreira profissional consolidada de 30 anos, sendo 20 destes anos nas áreas contábil, tributária e de controladoria de empresas industriais e de serviços, nacionais e multinacionais, 4 anos como analista de negócio em implantação de ERP, 7 anos como sócio de escritório contábil. Especialista nos SPED ECD e ECF e em trabalhos de recuperação tributária, consultor certificado do programa FORCEC (SESCAP/PR), titular da “Édison Remi Pinzon – Ensino Contábil e Tributário” e sócio do “IBEPC – Instituto Brasileiro de Educação Profissional Continuada”, realizador de cursos presenciais, gravados e online ao vivo, por sua empresa ou através do sistema SESCON/SESCAP, CRCPR, CRCRS e CRCMT, Unifenacon e empresas privadas de treinamento. Autor de artigos tributários publicados pelo SESCAP/PR, SESCON Grande Florianópolis, Jornal Contábil, Veritae Orientador Profissional (RJ) e na rede social profissional LinkedIn.
INVESTIMENTO
*R$ 100,00 ao Associado Sicontiba (já com desconto de 50%)
*R$ 100,00 ao Funcionário de Associado Sicontiba (já com desconto de 50%)
*R$ 100,00 ao Estudante (já com desconto de 50%)
*R$ 160,00 ao Profissional da Contabilidade (já com desconto de 20%)
*R$ 200,00 aos Demais Profissionais (sem desconto)
Forma de pagamento (até 20/06/2022): Depósito ou transferência ou PIX
CONTEÚDO
1 – Informações gerais:
1.1 – Atos relacionados e prazo-limite para transmissão
1.2 – Multa por atraso ou ausência e signatários
1.3 – Blocos de registros, passos ou etapas
1.4 – Importação de arquivo-texto ou criação direta no PGE
1.4.1 – Detalhes quanto aos registros iniciais (0000 a 0020)
1.4.2 – Tipos de escrituração (“C” ou “L”)
2 – Recuperação de dados e mapeamento de plano referencial – tipo de escrituração = “C”:
2.1 – Recuperação da(s) ECD do ano-calendário
2.2 – Recuperação de ECF anterior
2.3 – Plano de contas interno (registro J050)
2.3.1 – Mapeamento do plano referencial (registro J051)
2.4 – Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultados referencial
2.4.1 – Balanço Patrimonial (registros L100, P100 ou U100)
2.4.2 – Demonstração de Resultados (registros L300, P150 ou U150)
3 – ECF de Imune ou Isenta de IRPJ:
3.1 – Registros obrigatórios de preenchimento – tipo de escrituração = “L”
3.1.1 – Origem e aplicação dos recursos (registro X390)
3.1.2 – Identificação dos dirigentes (registro Y612)
4 – ECF de Lucro Presumido:
4.1 – Opções do menu visíveis apenas para o tipo de escrituração = “C”
4.2 – Base de cálculo e apuração do IRPJ e da CSLL (registros P200 a P500)
4.3 – Demonstrativo do livro-caixa – tipo de escrituração = “L” (registro Q100)
4.4 – Demais registros obrigatórios – Bloco “Y”
4.4.1 – IR e CS retidos na fonte (registro Y570)
4.4.2 – Identificação e Rendimentos de Dirigentes, Conselheiros, Sócios ou Titular (registro Y600)
4.4.2 – Outras Informações (registro Y672 – apenas tipo de escrituração = “L”)
5 – ECF de lucro real:
5.1 – Recuperação de saldos da ECF anterior
5.2 – Registro L210 – Composição de custos
5.3 – Tipos de relacionamento da Parte A do Lalur/Lacs
5.3.1 – Ajustes apenas na Parte A – tipos de relacionamento 2 e 4
5.3.2 – Criação de contas da Parte B e movimentação na Parte A – tipos de relacionamento 1 ou 3
5.4 – Movimentações na Parte B sem reflexos na Parte A (registro M410)
5.4.1 – Prejuízo fiscal de IRPJ e/ou base de cálculo negativa de CSLL constituídos no período de apuração
5.5 – Compensação de prejuízos fiscais e/ou de base de cálculo negativa da CSLL
5.6 – Cálculo do IRPJ e da CSLL – Bloco “N”
5.6.1 – Informação das retenções deduzidas nas antecipações mensais e preenchimento da apuração definitiva (real anual)
5.7 – Conciliação com informações contábeis – provisões e perdas estimadas de ativos
INFORMAÇÕES GERAIS
O treinamento será presencial no AUDITÓRIO DO SICONTIBA, sendo as VAGAS LIMITADAS (corra e se inscreva!) tendo em vista o tamanho do espaço. ATENÇÃO: apenas serão aceitas as inscrições dentro do número de vagas limitadas. Caso o limite de vagas tenha se esgotado, o nome ficará na lista de espera.
As inscrições devem ser feitas diretamente no site do Sicontiba. Caso haja desistência por parte do inscrito, informamos que não haverá devolução do valor. O realizador reserva-se no direito de cancelar o treinamento caso não ocorra a formação mínima de turma, devendo o comunicado ser enviado até 24 horas antes da data agendada para o evento, através dos e-mails cadastrados no momento da inscrição. Em sendo cancelado, haverá o devido retorno do investimento aos que já estavam inscritos ou opção de crédito para outros cursos subsequentes.
Troca de participante: Acontecendo algum imprevisto, e o aluno inscrito não conseguir participar do curso, poderá, a seu critério, trocar sua inscrição com outra pessoa. Contudo, para esta alteração ser válida deverá encaminhar um e-mail para sicontiba@sicontiba.com.br com pelo menos 1 dia de antecedência da data de início do curso.
Certificado
O conhecimento adquirido pelo aluno no curso será avaliado através da frequência de no mínimo 80% da aula ao vivo. Somente será emitido o certificado para o participante informado no processo de inscrição e identificado presencialmente com assinatura na lista de presença. Deverá ser retirado junto ao SICONTIBA até três dias úteis após a realização do curso, sendo entregue no local do curso, na sede administrativa do SICONTIBA ou solicitando no e-mail sicontiba@sicontiba.com.br.
Apostila e Material de Apoio
A apostila será encaminhada por e-mail até um dia antes do curso e deve ser impressa pelo participante, que também é responsável pelo material de apoio, como lápis, caneta e folhas de papel.
Cancelamento
A inscrição será cancelada caso o participante não envie o comprovante de pagamento para o e-mail sicontiba@sicontiba.com.br até um dia antes do curso.
Presença
Apresentar um documento com foto no dia do curso e o comprovante de pagamento.
Como se inscrever?
1- Clique aqui, faça um cadastro (CPF de Pessoa Física apenas) ou utilize um login antigo.
2- Selecione a opção “Inscreva-se”.
3- Escolha o curso desejado.
4- Clique sobre “Inscrever-se”.
5- Efetue o pagamento via depósito/transferência/PIX na conta do Sicontiba.
6- Envie o comprovante para sicontiba@sicontiba.com.br
Orientação prévia: antes de gerar a inscrição no sistema de cursos, verifique na aba perfil a categoria de participante (identificação: associado, funcionário de associado, estudante, profissional da contabilidade não associado ou demais profissionais) e o e-mail que está inserido e altere se for o caso, pois o valor da inscrição muda de acordo com a categoria identificação de cadastro e a apostila é enviada apenas para o e-mail cadastrado.
DADOS BANCÁRIOS
***Sindicato dos Contabilistas de Curitiba – CNPJ: 76.686.963/0001-52
***Conta Caixa Agência n. 0372 – Operação n. 003 – Conta Corrente PJ n. 1127-2
Chave PIX: 76686963000152
Obs.: caso esteja com dificuldades para gerar ou recuperar a senha, ligue-nos.
CONTATOS
(Falar com a secretária executiva Moriá )
(41) 3077-3553
(41) 99983-0074
!! NÃO É OBRIGATÓRIO O USO DE MÁSCARAS !!
Quando é recomendado o uso de máscaras?
Com sintomas de resfriado
Com sintomas de quadro alérgico (coriza, espirros, etc.)
Contato recente com pessoa suspeita de Covid
Contato recente com pessoa confirmada Covid
Contato recente em serviços de saúde