Curso PRESENCIAL em 25 de abril: ECD (Escrituração Contábil Digital) e ECF (Escrituração Contábil Fiscal) – 7 pontos no programa EPC
!! CURSO PRESENCIAL !!
!! ATENÇÃO !! Na página de inscrição, caso não consiga acessar pelo navegador Google CHROME: acessar via MOZILLA FIREFOX ou INTERNET EXPLORER (MICROSOFT EDGE) ou via celular.
Data: 25 de abril de 2023 (terça-feira)
Horário: 08h45 às 17h00 (com intervalo para coffee break e almoço)
Local: Auditório do SICONTIBA
Av. Senador Souza Naves nº. 381 – Alto da Rua XV, Curitiba/PR
Curso credenciado no Programa de Educação Profissional Continuada (EPC).
Vale 7 pontos EPC para: AUD – CMN – PROGP – PRORT – SUSEP – PERITO – PREVICAUD – PREVIC.
Código do Curso: PR-03385 – Turma I 2023
Código Capacitador: PR-00089
Com o advento do Leiaute da ECD (Escrituração Contábil Digital) e da ECF (Escrituração Contábil Fiscal) instituída pela RFB (IN nº 1.774/2.017 e IN nº 1.821/2.018), o SPED Contábil entra em uma nova fase onde toda a contabilidade da empresa tributada pelo Lucro Real, Presumido ou Arbitrado, inclusive as PJ Imunes e Isentas, estará integrada e coordenada eletronicamente com a apuração do IRPJ e CSLL, mediante os livros eletrônicos (Livro Diário Digital, e-LALUR e o e-LACS).
OBJETIVO
Qualificar orientar e preparar os participantes para os novos procedimentos a serem tomados para validação, assinatura e acompanhamento da ECD (Escrituração Contábil Digital), em virtude dos novos registros vigentes. Serão apresentadas também as novas regras previstas para a ECF, permitindo aos participantes o alinhamento prévio de suas informações viabilizando o correto cruzamento das informações do e-LALUR e com os registros da ECD.
PÚBLICO ALVO
Aos profissionais que atuam no setor, a Contadores, Controllers, Analistas, Assistentes e Auxiliares das áreas Contábil, Tributária e TI, bem como aos demais profissionais envolvidos com a matéria.
INSTRUTOR
Lúcio Tomaz
Graduado em Ciências Contábeis com 32 anos de experiência em organização contábil, consultoria e auditoria, Especialista em metodologia de ensino, pós-graduado em Direito Tributário bem como Planejamento tributário com ênfase em MBA, Professor Acadêmico e de Pós-graduação, Consultor, Palestrante, Congressista, Estudioso tributário. Amplos conhecimentos em Abertura de empresas, Registro de Notas Fiscais, Mapas de cálculos, Cálculo de Substituição tributária, Preenchimento de Obrigações Acessórias, vivência em Nota fiscal eletrônica, bem como Apuração Impostos Diretos e Indiretos, escrituração das Retenções Federais, Municipais e Previdenciárias. Atuação em conciliações bancárias e contabilização em geral, Análise de Balanço, projeção de Indicadores financeiros-econômicos, Contabilização e Análise das Demonstrações Contábeis, Planejamento Jurídico e tributário e escriturações de livros digitais em âmbito de SPED.
INVESTIMENTO
*R$ 100,00 ao Associado Sicontiba (já com desconto de 50%)
*R$ 100,00 ao Funcionário de Associado Sicontiba (já com desconto de 50%)
*R$ 100,00 ao Estudante (já com desconto de 50%)
*R$ 160,00 ao Profissional da Contabilidade (já com desconto de 20%)
*R$ 200,00 aos Demais Profissionais (sem desconto)
Forma de pagamento (antecipada): Depósito ou transferência ou PIX
CONTEÚDO
Breve histórico do SPED;
Relação do Fisco x Contabilidade;
Preparativos para Encerramento de Balanço;
Aspectos gerais de Reconhecimento e Mensuração;
Subcontas decorrentes da Lei nº 12.973/2.014;
NBC (Normas Brasileiras de Contabilidade) TG 1.000;
Relação do Contribuinte com os novos cenários contábeis
Distribuição de Lucros e Dividendos;
Principais Demonstrações (DMPL, DFC, DVA, DRA e Notas Explicativas)
O que consiste a ECD (Escrituração Contábil Digital e Novidades para 2.023/2.022
A ECF (Escrituração Contábil-Fiscal) e novidade 2.023/2.022;
ECD – ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DIGITAL
Obrigatoriedade de entrega – novas situações
Empresas de Lucro Presumido, obrigação do Bloco Q – Livro Caixa
Imunes/Isentas de IRPJ, obrigatoriedade e dispensa;
Inclusão das Receitas de Doações e Subvenções na observância do limite de obrigatoriedade
Principais alterações em relação à versão/leiaute do ano anterior
Substituição do arquivo – novas regras e condições para Substituição;
Alteração nos procedimentos para signatário procurador
Nova funcionalidade para importação dos registro J800 e J801 3.3 – Alteração de plano de contas e/ou de contabilista responsável – registro I157
Subcontas do Ativo e do Passivo (Lei 12.973/2.014) – registro I053, Livro Z de Subcontas;
Análise das advertências mais usuais.
Bloco K – Empresas Coligadas e Controladas;
Situações especiais: Mudança de sede (UF), Mudança de Contador
Penalidades e Prazos;
Retificação, Substituição do arquivo;
Certificação Digital e Procuração;
ECF – ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL
Imune/isenta de IRPJ
Informações requeridas
Obrigadas à entrega da ECD do ano calendário 2.022
Desobrigadas da ECD – eliminação da exigência de assinatura de contabilista
Lucro Presumido (Simulação de preenchimento)
Obrigadas à entrega da ECD do ano calendário 2.022
Obrigadas à apresentação do Bloco Q – Livro Caixa
Conciliação da receita bruta – registros P200 x P150 x Y540
Apuração trimestral – registro K155
Lucro Real Trimestral e Estimativa (Simulação de preenchimento)
Escrituração contábil desclassificada
Tipos de Relacionamento do Lalur/Lacs
Ajustes temporários – controlados na Parte B e/ou em subconta
Ajustes permanentes – apenas na Parte A
Recuperação de saldos da ECF anterior
Mudanças no mapeamento da conta do plano referencial
Estrutura dos Blocos
bloco O – Identificação da entidade
bloco C – Informações recuperadas da ECD
bloco E – Informações recuperadas da ECF anterior
bloco J – plano de contas mapeamento
bloco K – Saldos (contas patrimoniais e de resultado)
bloco L – Lucro Real
bloco M – e-LALUR e e-LACS
bloco N – IRPJ e CSLL
bloco P – Lucro Presumido
bloco T – Lucro Arbitrado
bloco U – Empresas Imunes e Isentas
bloco X – Informações econômicas da
bloco Y – informações gerais da ECF
bloco W – Declaração de País para País
Penalidades;
Prazos, situações especiais;
Retificação (Substituição);
Certificação Digital e Procuração.
INFORMAÇÕES GERAIS
O treinamento será presencial no AUDITÓRIO DO SICONTIBA, sendo as VAGAS LIMITADAS (corra e se inscreva!) tendo em vista o tamanho do espaço. ATENÇÃO: apenas serão aceitas as inscrições dentro do número de vagas limitadas. Caso o limite de vagas tenha se esgotado, o nome ficará na lista de espera.
As inscrições devem ser feitas diretamente no site do Sicontiba. Caso haja desistência por parte do inscrito, informamos que não haverá devolução do valor. O realizador reserva-se no direito de cancelar o treinamento caso não ocorra a formação mínima de turma, devendo o comunicado ser enviado até 24 horas antes da data agendada para o evento, através dos e-mails cadastrados no momento da inscrição. Em sendo cancelado, haverá o devido retorno do investimento aos que já estavam inscritos ou opção de crédito para outros cursos subsequentes.
Troca de participante: Acontecendo algum imprevisto, e o aluno inscrito não conseguir participar do curso, poderá, a seu critério, trocar sua inscrição com outra pessoa. Contudo, para esta alteração ser válida deverá encaminhar um e-mail para sicontiba@sicontiba.com.br com pelo menos 1 dia de antecedência da data de início do curso. Nessa situação, o certificado será expedido apenas ao participante e não a quem se inscreveu.
Certificado
O conhecimento adquirido pelo aluno no curso será avaliado através da frequência de no mínimo 80% da aula ao vivo. Somente será emitido o certificado para o participante informado no processo de inscrição e identificado presencialmente com assinatura na lista de presença. Deverá ser retirado junto ao SICONTIBA até três dias úteis após a realização do curso, sendo entregue no local do curso, na sede administrativa do SICONTIBA ou solicitando no e-mail sicontiba@sicontiba.com.br.
Apostila e Material de Apoio
A apostila será encaminhada por e-mail até um dia antes do curso e deve ser impressa pelo participante, que também é responsável pelo material de apoio, como lápis, caneta e folhas de papel.
Cancelamento
A inscrição será cancelada caso o participante não envie o comprovante de pagamento para o e-mail sicontiba@sicontiba.com.br até um dia antes do curso.
Presença
Apresentar um documento com foto no dia do curso e o comprovante de pagamento (caso não tenha encaminhado previamente).
Como se inscrever?
1- Clique aqui, faça um cadastro (CPF de Pessoa Física apenas) ou utilize um login antigo.
2- Selecione a opção “Inscreva-se”.
3- Escolha o curso desejado.
4- Clique sobre “Inscrever-se”.
5- Efetue o pagamento via depósito/transferência/PIX na conta do Sicontiba.
6- Envie o comprovante para sicontiba@sicontiba.com.br
Orientação prévia: antes de gerar a inscrição no sistema de cursos, verifique na aba perfil a categoria de participante (identificação: associado, funcionário de associado, estudante, profissional da contabilidade não associado ou demais profissionais) e o e-mail que está inserido e altere se for o caso, pois o valor da inscrição muda de acordo com a categoria identificação de cadastro e a apostila é enviada apenas para o e-mail cadastrado.
DADOS BANCÁRIOS
***Sindicato dos Contabilistas de Curitiba – CNPJ: 76.686.963/0001-52
***Conta Caixa Agência n. 0372 – Operação n. 003 – Conta Corrente PJ n. 1127-2
Chave PIX: 76686963000152
Obs.: caso esteja com dificuldades para gerar ou recuperar a senha, ligue-nos.
CONTATOS
(Falar com a secretária executiva Moriá )
(41) 3077-3553
(41) 99983-0074
!! ATENÇÃO !! Na página de inscrição, caso não consiga acessar pelo navegador Google CHROME: acessar via MOZILLA FIREFOX ou INTERNET EXPLORER (MICROSOFT EDGE) ou via celular.