Encontro com os Associados Contabilistas da Copel e Diretoria Sicontiba 2024
No dia 09 de agosto de 2024, com a presença dos empregados copelianos associados ao sindicato, juntamente com o presidente do Sicontiba e alguns diretores, houve um encontro na sede administrativa do Sicontiba “Hugo Catossi”. O objetivo foi discutir temas de interesse comum e fortalecer nossa união.
Contabilistas Copelianos(as)
Diretores(as) do Sicontiba
Diretor Adir Gnoatto
A abertura do encontro foi marcada pela fala do diretor do Sicontiba Adir Gnoatto, que contextualizou o início da parceria entre a Copel e o Sicontiba, tecendo um breve histórico da representação da base, desde o primeiro ACT, passando pela pandemia até chegar ao momento atual delicado. Em seguida, o presidente do Sicontiba, Dirceu Vaz, agradeceu a presença de todos e compartilhou sua trajetória no sindicato até chegar à presidência, destacando os feitos da entidade e sua importância para a classe contábil.
Presidente do Sicontiba Dirceu Vaz
Com a palavra, o diretor do Sicontiba Ubirajara Pinto abordou o que foi tratado nas reuniões quadrimestrais com a Copel. Houve comentários dos presentes quanto à preocupação sobre possíveis cortes de benefícios aos colaboradores, bem como foram ponderadas questões quanto ao futuro da Fundação Copel, especialmente sobre a administração da aposentadoria dos colaboradores. Afirmou que manterá todos atualizados sobre qualquer mudança ou novidade na Copel.
Ainda, Ubirajara também fez breves considerações sobre o início da negociação 2024 para o Acordo Coletivo de Trabalho, ressaltando a participação do Sicontiba no Coletivo sindical e sua importância pela união de forças na busca de segurança jurídica e avanços, informando que uma proposta unificada foi apresentada recentemente. Destacou ser possível à base enviar sugestões para inclusão nas reivindicações.
Diretor Ubirajara Pinto
O assessor jurídico do Sicontiba, Dr. Jessé Kochanovecz, ficando à disposição para sanar todas as dúvidas e dar o suporte necessário, apresentou a fase atual das duas ações coletivas envolvendo o Sicontiba contra a Copel. Sobre a ação dos reflexos FGTS no vale alimentação (advogado o próprio Dr. Jessé), informou que houve ganho da causa, já encerrada a discussão de mérito em todas as instâncias, restando a execução individual dos valores pelos empregados antigos (com admissão antes da adesão ao PAT) abrangidos. Sobre a ação recente envolvendo o PDV (já que não houve aceite saída num primeiro momento para todos interessados), tendo por advogado a assessoria jurídica anterior do sindicato, informou que o pedido liminar foi negado e a audiência de conciliação sem êxito, estando agendada para novembro a audiência de instrução, em que serão ouvidos os prepostos, testemunhas e colhidas provas.
Também destacou a assinatura de dezenas de termos de quitação do PDV, já tendo realizado algumas homologações de rescisões antecipadas, estando agendadas para este mês as demais homologações na própria sede da Copel, sendo que o assessor jurídico fará a análise, conferência das verbas rescisórias e indenização e chancela sindical.
Dr. Jessé Kochanovecz
O presidente do Sicontiba destacou a presença de outros diretores, como a diretora Simone Vanni, o diretor Luciano Barboza, o diretor Alex Fatel, o diretor Suplente da Administração Moacir Pozzobon e o membro do Conselho Fiscal José Luis Alves Moreira.
O Administrador Regional da Prefeitura de Curitiba no Cajuru, Narciso Doro, também representando o presidente do CRCPR Everson Carlin, agradeceu aos copelianos pelos serviços prestados à população paranaense, narrando a trajetória do Sicontiba fundamento em 1923, portanto uma entidade centenária e um dos sindicatos de contabilistas mais antigos no país, destacando também o período em que foi presidente do Sicontiba por três gestões.
Administrador Regional da Prefeitura de Curitiba no Cajuru, Narciso Doro
Representando o CRCPR
Em seguida, foi dado a palavra para quem tivesse alguma dúvida sobre os assuntos que estavam sendo tratados e alguns trabalhadores e trabalhadoras da Copel na plateia de manifestaram.
O Diretor do Sicontiba, Moacir Pozzobon, compartilhou sua experiência de décadas de trabalho na Sanepar, onde enfrentou momentos semelhantes com possíveis cortes de benefícios e demissões, destacando a força do coletivo para unir a classe e defender seus direitos.
Diretor do Sicontiba Moacir Pozzobon
A Diretora do Sicontiba, Simone Vanni, após ter ido num evento da Copel, questionou porque diversos trabalhadores da companhia não estão sendo envolvidos em uma ação conjunta de sustentabilidade na Copel, destacando a importância do tema.
Diretora do Sicontiba Simone Vanni
O Diretor do Sicontiba, Alex Fatel, enfatizou a importância do Sindicato para a proteção dos direitos, na parte econômica, social e administrativa, bem como em relação aos empregos dos contabilistas.
Diretor do Sicontiba Alex Fatel
Por fim, o presidente Dirceu Vaz encerrou a reunião e convidou todos os presentes para um jantar de confraternização. O jantar decorreu de forma animada e descontraída, com muitas conversas e trocas de ideias.
Agradecemos a todos pela participação e comprometimento. Juntos, continuaremos a defender, promover e valorizar os interesses da nossa classe.
Valorizando o Passado – Inovando no Presente – Fortalecendo o Futuro