EVENTO – FIEP Apresenta Novidades no FGTS Digital e EFD-Reinf: Evento de Atualizações Imperdível!

 

 

A FIEP tem a satisfação de anunciar a realização do evento “Revisão do FGTS Digital e EFD-Reinf” no próximo dia 24 de janeiro. Este encontro, promovido pela Gerência de Relações Sindicais da Federação, tem como propósito oferecer atualizações essenciais aos representantes dos sindicatos filiados à FIEP, assim como a empresários e profissionais da contabilidade.

O evento terá início às 8h30 e será conduzido em formato híbrido, proporcionando a participação presencial na Sala de Convenções 1 do Campus da Indústria, em Curitiba, ou através da transmissão no Canal da Indústria do Sistema FIEP. Para garantir a participação, é imprescindível realizar a inscrição prévia por meio do link disponibilizado. Clique no ícone e faça a sua inscrição.

Agendado para entrar em vigor a partir de março deste ano, o FGTS Digital representa um conjunto de sistemas integrados destinados a gerenciar os diversos processos relacionados ao cumprimento da obrigação de recolhimento do FGTS. Esta iniciativa, alinhada com as diretrizes do governo federal, visa oferecer soluções processuais e tecnológicas que facilitem o cumprimento desta obrigação, assegurando a individualização efetiva dos valores devidos aos trabalhadores em suas contas vinculadas.

A Escritura Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) integra o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Seu principal propósito é coletar informações dos contribuintes referentes a pagamentos, créditos de rendimentos e retenções de imposto sobre a renda na fonte. Prevê-se que a EFD-Reinf substituirá a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF) para fatos ocorridos a partir de janeiro de 2024. Em outubro, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB Nº 2.163, simplificando o cumprimento das obrigações acessórias relacionadas à EFD-Reinf.

Para elucidar as mudanças e esclarecer dúvidas acerca do FGTS Digital e da EFD-Reinf, contaremos com a expertise de dois renomados palestrantes. Bruno Wanderley, Auditor-Fiscal do Trabalho desde 2004 e atualmente integrante da equipe de desenvolvimento do FGTS Digital, abordará o primeiro tema. Ele também ocupou a chefia da fiscalização do trabalho no Paraná de 2019 a 2023 e atua como instrutor na Escola Nacional da Inspeção do Trabalho.

As transformações na EFD-Reinf serão abordadas por Eduardo Tanaka, Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil e líder do Projeto EFD-Reinf. Além disso, ele é membro do Grupo de Trabalho do eSocial pela Receita Federal e YouTuber de conteúdo educacional para concursos públicos.

Este evento é realizado pela Fiep com o valioso apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), da Federação dos Contabilistas do Estado do Paraná (Fecopar) e da União das Federações dos Profissionais da Contabilidade do Brasil (Feconbras).”

 

Valorizando o Passado – Inovando no Presente – Fortalecendo o Futuro

 

Facebook Twitter More... Compartilhe:

Deixe um comentário

© 2015 Sicontiba - Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região