Mais prazo para a entrega da DIRF, reivindicam entidades contábeis do Paraná à Receita Federal
O prazo para a entrega da DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte) foi antecipado em quase 15 dias neste ano e, para piorar, o programa gerador da obrigação acessória ainda não foi disponibilizado pela Receita Federal. A data limite para o envio da declaração é 15 de fevereiro.
Sem o programa gerador e com menos tempo para trabalhar, muitos contabilistas têm recorrido à Ouvidoria do Sicontiba (Sindicato dos Contabilistas de Curitiba) e a outras entidades contábeis do Estado demonstrando preocupação.
Cientes da gravidade do caso, o presidente do Sicontiba, Hugo Catossi, e representantes do CRCPR, do Sescap-PR e da Fecopar estiveram reunidos hoje, dia 20 de janeiro, com o delegado e o delegado adjunto da Receita Federal em Curitiba, Arthur Cezar Rocha Cazella e Edair Ribeiro da Silva, e o assistente técnico da Receita, Luiz Omar Setúbal Gabardo, para reivindicar que o prazo seja estendido para 60 dias após a liberação do programa pela Receita ou pelo menos até o último dia útil de fevereiro.
“O governo cria exigências e joga a bomba na mão dos contabilistas. Isto não está certo. A DIRF é uma obrigação que exige cuidado no seu preenchimento. É um prazo curto demais e uma tarefa quase impossível para os contabilistas que atendem várias empresas”, pontuou Hugo.
O delegado da Receita Federal em Curitiba se mostrou solidário à preocupação das entidades, disse que vai levar o pedido a instâncias superiores e ficou ainda de agendar uma reunião entre os representantes dos contabilistas e o superintendente da Receita Federal, Luiz Bernardi. Como o tempo é curto, caso o encontro não aconteça logo, se prontificou a conversar pessoalmente com Bernardi sobre o assunto.
“Vocês são os principais parceiros da Receita Federal. As portas aqui estão sempre abertas”, disse Cazella.
Também participaram da reunião o vice-presidente de relações sociais do CRCPR (Conselho Regional de Contabilidade do Paraná), Narciso Doro, o vice-presidente de fiscalização, ética e disciplina do CRCPR, João Weber, o presidente do Sescap-PR (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná), Mauro Kalinke, a gerente geral do Sescap-PR, Erinéia Araújo, e o diretor administrativo da Fecopar (Federação dos Contabilistas do Paraná), Luiz Amorim.
Clique aqui ou sobre a imagem abaixo para ler o ofício.