Palavra do presidente: Chegamos ao fim de 2015
Hugo Catossi
Presidente do Sicontiba
Prezados contabilistas,
Estou chegando ao fim do segundo ano à frente do Sicontiba, o que para mim é motivo de extremo orgulho. O Sicontiba tem 92 anos de existência. É um sindicato laboral criado para defender os contabilistas. Aqui no sindicato os desafios foram e são imensos. Não é fácil. Mas administrando com seriedade e respeitando os princípios éticos, sem nenhum interesse pessoal, tudo acontece naturalmente.
A contabilidade é uma das profissões mais atingidas pelas mudanças do mundo porque envolve tecnologia, legislação muito complexa e obrigações acessórias. Não podemos ficar parados enquanto lá fora o mundo está em constante evolução. O contabilista é relevante e indispensável num mundo globalizado, já que é necessário em todos os segmentos da nossa economia, e um dos profissionais mais requisitados na atualidade, necessitando de um sindicato organizado e com credibilidade para representá-lo.
No Sicontiba, assumimos o compromisso de unir, fortalecer e defender a classe contábil com unhas e dentes e é isso que fizemos e continuaremos a fazer em 2016. Administrar uma entidade histórica e do porte do Sicontiba exige muito trabalho, seriedade e, em especial, equilíbrio. Não ficamos parados no tempo à espera dos acontecimentos, esperando a banda passar, andando a passos lentos, como os de uma tartaruga, ou viajando sem necessidade para apenas ganhar diárias e milhas. Lutamos por melhores salários, mais benefícios, mais respeito, mais valorização profissional. Protestamos por atendimento digno em órgãos públicos, fomos à imprensa, independentemente de pressão política ou ameaça ou inquietação pessoal.
Hoje, lendo o nosso Plano de Gestão para 2014/2016, me sinto realizado por ver que muitas metas já foram conquistadas, como a revitalização da nossa sede administrativa; a melhora dos serviços de atendimento do sindicato; a criação da Ouvidoria; entre outros serviços. Contratamos um assessor jurídico. Ele é funcionário do sindicato e fica à disposição de todos os associados e demais contabilistas que estão em dia com a contribuição sindical para dar assistência e orientações em questões trabalhistas, sindicais e administrativas. O atendimento é praticamente imediato das rescisões trabalhistas e das transferências de escritas. O serviço é prestado gratuitamente, o que dá respaldo e confiabilidade ao contabilista que deixa e ao profissional que assume a responsabilidade técnica. Em muitos casos, com a mediação do sindicato é possível também resolver impasses entre o contabilista e seus clientes, e de pendências de honorários.
Também gostaria de reforçar o papel do Sicontiba em firmar importantes acordos coletivos de trabalho para a nossa classe. Dialogando, conquistamos vários benefícios para os contabilistas, como aumento salarial e participação nos lucros, em grandes empresas e instituições, como a Copel, a Fundação Copel e a Sanepar.
Inclusive, só conseguimos assinar o Acordo Coletivo de Trabalho para 2015 e 2016 com a Sanepar depois de divulgar para a imprensa e também para a sociedade uma Nota de Repúdio contra a empresa e o Governo do Paraná, que se negavam a formalizar o acordo por causa de questões burocráticas. O nosso dever é esse: defender a classe contábil sem interesse particular.
Da mesma maneira, depois de inúmeras reclamações dos contabilistas pelo atendimento lento da Junta Comercial do Paraná, iniciamos uma campanha por um serviço rápido e eficaz no órgão. Uma nova Nota de Repúdio foi emitida e gerou grande repercussão, com leitura da nota em sessão da Assembleia Legislativa do Paraná e publicação de um comentário meu na Gazeta do Povo, que transcrevo abaixo:
“Quero manifestar a minha indignação contra a Junta Comercial e o governo do Paraná. A economia paranaense está sendo duramente afetada nos últimos meses pela precariedade, descaso e lentidão dos serviços da Junta, que só abre meio período e ainda sofre com a falta de funcionários. Processos que antes levavam horas ou dias para serem liberados agora estão levando até um mês inteiro. E a situação só tem piorado. Desse jeito, iremos ingressar com uma ação no Ministério Público em busca de um atendimento mais digno.”
Estamos de olhos nos órgãos públicos para que os contabilistas e os contribuintes sejam sempre muito bem atendidos. Caso contrário, iremos tomar providências, pois o governo tem a obrigação de prestar atendimento rápido e eficiente, afinal, pagamos por esses serviços.
Em 2015, também ampliamos parcerias e convênios, com descontos de até 60% em mais de cinco mil estabelecimentos, como a TAM Linhas Aéreas, colégios e faculdades, escolas de idiomas, entre outros. E promovemos importantes eventos de atualização profissional, como o curso sobre as mudanças do IRPJ 2015, a Lei 12.973/2014 e a Normativa 1515/2014.
Na parte esportiva, a 14a Copa Sicontiba/Sescap de Futebol quebrou recordes com 18 equipes inscritas. Quero destacar e parabenizar a equipe campeã, do escritório MV Contabilidade. No Jocopar, em Cascavel, conquistamos um segundo lugar depois de muitos desfalques de última hora. Aproveito para parabenizar todos os atletas, organizadores e comissão técnica da delegação do Sicontiba. Muito obrigado! E parabéns!
Sobre o caixa do Sicontiba, mesmo cobrando um valor menor das contribuições associativa e assistencial; e não cobrando mais a contribuição confederativa, o cartão de associado e a transferência de contabilidade/cliente, fecharemos o ano com superávit. O nosso caixa deve ultrapassar 300 mil reais até o fim do ano. A principal filosofia aqui é gerenciar o dinheiro do contabilista com economia e respeito, e não ficar viajando para todos os lugares. Um dos nossos objetivos agora é capitalizar dinheiro para ampliarmos a sede administrativa, com a construção de um auditório e salas para melhor atender os profissionais da contabilidade.
Não posso deixar de lembrar também que a nossa entidade teve muito mais visibilidade este ano graças às coberturas jornalísticas da nossa assessoria de comunicação. Com matérias inteligentes e divulgadas com rapidez, a credibilidade do Sicontiba tem aumentado consideravelmente e gradativamente, o que é ótimo para a classe contábil.
Neste momento, estamos trabalhando na elaboração da Prestação de Contas de 2015, que será apresentada no mês de março, conforme estipula o estatuto da nossa entidade.
Enfim, destaquei aqui apenas alguns feitos. O mais importante é que tudo isso só foi possível com a cooperação e a participação da nossa diretoria executiva, do nosso conselho fiscal, do nosso conselho consultivo e da nossa equipe de funcionários. Quero compartilhar com vocês a minha felicidade do sucesso alcançado; quem ganha com isso é a entidade e a classe.
A você, contabilista, muito obrigado pela confiança! Um feliz Natal e um próspero Ano Novo para toda a sua família! Que, em 2016, juntos possamos construir e conquistar muito mais!