Presidente do Sicontiba Juarez Morona é entrevistado no SBT sobre Abertura de Empresas no Paraná
No dia 10 de agosto, o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região (SICONTIBA), Juarez Morona, concedeu uma entrevista ao SBT (Rede Massa) para falar sobre o assunto abertura de empresas, ocasião em que ressaltou a agilidade nas atividades da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), especialmente com inúmeros avanços perceptíveis na gestão do presidente da Autarquia Marcos Rigoni, que é contador (o primeiro profissional da contabilidade na história a exercer a importante função no órgão).
Para assistir a entrevista, clicar no LINK e colocar a partir dos 44min15seg:
https://www.youtube.com/watch?v=sYDaxHie_Ks
A Jucepar passou a sempre estar entre as primeiras colocadas em ranking de análise de tempo médio de abertura de empresas por UF (Unidades da Federação), sendo que está em 1º lugar proporcionalmente em número de quantidade de processos x tempo. Ao passo que está na 6ª colocação no geral, salientando-se, porém, que os 5 estados primeiros colocados no geral: (i) ou tem muito mais processos no comparativo; (ii) ou alguns chegam a ter aproximadamente de 150 a 400 processos mensais (a exemplo de Julho/2022), enquanto o Paraná teve 5.235 no referido mês.
Disse Juarez Morona: “Já atravessamos tempos sombrios em que um CNPJ chegava a demorar mais de 6 meses para sua formalização. Hoje tem aberturas que saem em 5 minutos. Sem o CNPJ o empresário não consegue abrir conta em banco, registrar empregados, locar um imóvel e nem comprar de fornecedores”.
Morona ainda complementou: “Com o trabalho desenvolvido pelo presidente Rigoni (depois que assumiu) e sua equipe, como é contador, aplicando uma visão mais ampla, agilizou em muito os procedimentos e processos na Jucepar”.