Problemas no Conectividade Social – Sicontiba e Entidades contábeis pleiteiam uma solução imediata na plataforma
O Sicontiba e Entidades contábeis do Paraná, após a procura de vários profissionais da contabilidade, manifestaram preocupação, inconformismo e insatisfação no que se refere aos diversos problemas verificados no acesso à conectividade social junto à CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, o que prejudica, de sobremaneira, os serviços realizados pelas Empresas de Contabilidade, bem como os respectivos clientes empresários contribuintes.
Clique aqui e acesse o ofício conjunto encaminhado.
No expediente, busca-se o funcionamento regular e imediato do Conectividade Social, em especial nesse momento para que ocorra uma fácil e correta emissão das guias de FGTS diferidas (referente à MP 927), sem instabilidades, já que a primeira parcela vence em 07/07/2020.
O artigo 20, § 1º da MP 927/2020 prevê que: “O pagamento das obrigações referentes às competências mencionadas no caput será quitado em até seis parcelas mensais, com vencimento no sétimo dia de cada mês, a partir de julho de 2020, observado o disposto no caput do art. 15 da Lei nº 8.036, de 1990.”
Diante da urgência e do prazo para se findar, foi requerido que o problema seja sanado imediatamente, possibilitando a emissão de guias normalmente. Eventualmente, caso o problema não seja solucionado a tempo, que não sejam aplicadas sanções (multas e encargos) em razão do não cumprimento dos prazos previstos na MP 927/2020, sugerindo que haja uma nova prorrogação do prazo, evitando maiores complicações.
Trata-se de uma ação coordenada entre as seguintes entidades contábeis: CRCPR, SICONTIBA, SESCAP-PR, SESCAP-LONDRINA e SESCAP-CAMPOS GERAIS.