Realizada reunião do Sicontiba com a Sanepar sobre Teletrabalho e reivindicações para o próximo ACT
No dia 11 de novembro, o SICONTIBA (Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região), por seu diretor de relações institucionais (Luciano Barboza), acompanhado do assessor jurídico sindical (Dr. Ricardo Weber), esteve reunido com a Comissão de Negociação sindical da SANEPAR para tratar da pauta de reivindicações para o próximo Acordo Coletivo de Trabalho 2022/2023 aplicável à categoria dos profissionais da contabilidade da companhia, bem como sobre a proposta de teletrabalho.
Além da exigência de manutenção das conquistas anteriores e da garantia da data-base, alguns pontos da pauta foram destacados e defendidos com afinco, a exemplo do reajuste salarial a ser aplicado (INPC ou IPCA-E – o índice que for maior a acumulação em 12 meses) na remuneração, na alimentação, no auxílio creche, a incidir também em outros auxílios e ajudas de custos; a importância do pagamento do abono em valor adequado para amenizar a corrosão de compra dos salários visualizada no período; a ampliação das possibilidades de redução de jornada de trabalho a pedido do empregado; e sobre a implantação do teletrabalho e suas regras. Em tudo ressaltando que há anos não há ganho real nos salários e demonstrando o importante trabalho dos contadores da Sanepar, que contribuem significativamente e são fundamentais para o sucesso e desenvolvimento da companhia.
Ainda, no encontro, foi tratado sobre a proposta de teletrabalho apresentada pela Sanepar, em que se aguarda a deliberação em assembleia dos trabalhadores para implantação (caso aprovada). Sobre este ponto foram apresentadas algumas sugestões de modificações e de inclusões, em especial sobre a intenção da companhia em fazer o registro do ponto com controle da jornada nos mesmos horários do trabalho presencial. Foram colocadas como sugestões de aprimoramento a possibilidade de flexibilização da jornada diária, ainda que nessa modalidade de trabalho remoto, a questão do período integral para os trabalhadores com filhos em casa durante as férias escolares, entre outros, visando a preservação dos direitos dos trabalhadores como também o bom funcionamento da empresa, para que sejam atendidas as expectativas da parte patronal e laboral.
A Comissão Negocial teceu comentários de que são tratativas iniciais (novas rodadas de negociações serão marcadas) e de que estarão analisando as sugestões apresentadas (inclusive receberam alguns textos de cláusulas sugestivas), ao passo que em relação ao teletrabalho expuseram que a ideia é implantar como um aditivo no ACT vigente com base na proposta já encaminhada aos sindicatos e empregados, podendo vir a ser aprimorado na sequência.
O presidente do Sicontiba, Juarez Morona, que não pode estar presente, destacou também o imenso esforço dos profissionais da contabilidade durante a pandemia de COVID-19 (ainda com reflexos sentidos), os quais se dedicaram em suas atividades, superando inúmeros desafios e contribuindo para o sucesso e resultados da Sanepar, merecendo assim serem valorizados (em especial com as contrapartidas financeiras) com um ACT compatível com a perda do poder de compra e a alta inflação medida e percebida.
Sobre a proposta do regime de teletrabalho mediante o Termo Aditivo ao ACT 2020/2022, será colocado para deliberação em assembleia virtual, a ser divulgado (via Edital de Convocação) aos empregados contabilistas saneparianos, podendo os votos serem realizados de 17/NOV (a partir das 10h00) até 19/NOV (encerra às 12h00). Maiores detalhes na correspondência eletrônica que receberão em separado do presente expediente.
E a luta continua, motivo pelo qual se faz necessária a mobilização de toda a categoria dos contabilistas por um melhor serviço, mais valorização, manutenção de direitos e avanços aos trabalhadores saneparianos e aos profissionais da contabilidade como um todo.