Responsabilidade Social: Contadores devem orientar e incentivar empresários sobre incentivos fiscais
Com apoio do Sicontiba, CRCPR e SescapPR a FIEP promoveu um café da manhã, dia 18, para esclarecer detalhes da legislação de incentivos fiscais que permitem empresas (Lucro Real) destinar 1% e pessoas físicas 6% do valor do imposto de renda devido para terceiro setor. Os incentivos estão previstos na legislação e os contabilistas devem orientar e incentivar os empresários, já que muitas empresas e a sociedade estão preocupadas com a responsabilidade social e com a situação dos menos favorecidos. Segundo pesquisas, 70% do trabalho social no Brasil é realizado por instituições sociais que carecem de recursos e apenas 30% é realizado pelo governo.
As doações podem ser feitas até 30 de dezembro. É possível fazer uma doação direta ao Fundo Municipal para Criança e o Adolescente ou ainda escolher um projeto específico de alguma entidade legalmente cadastrada e com projeto aprovado no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Como Colaborar
Acessar o site da prefeitura de Curitiba http://criancaquerfuturo.curitiba.pr.gov.br/ e selecionar a entidade e escolher o projeto, aparecerá o valor aprovado para o mesmo e o valor já arrecadado, e preencher o formulário de doação que será gerada a guia para pagamento. O recibo para fins de comprovação da doação será emitido posteriormente por esta entidade.
A participação, neste caso, permite a aplicação de uma parte do imposto de renda devido, aqui mesmo, em Curitiba, em projetos de entidades que podem ser acompanhadas pelas empresas.
As doações feitas diretamente a uma instituição assistencial não são dedutíveis do Imposto de Renda. Somente as doações realizadas através dos Fundos Nacional, Estaduais e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente podem ser deduzidas.
Projeto Lar Escola
Entre os projetos aprovados em Curitiba, encontra-se a construção do novo Lar Escola Dr. Leocádio José Correia. Em 1972 o Lar iniciou o atendimento a crianças carentes. A instituição sem fins lucrativos atualmente atende 160 crianças, está situado à Rua José Antonio Leprevost , 331, no bairro Santa Cândida e enfrenta dificuldades em termos de espaço físico para desenvolver suas atividades, inclusive para ampliar o número de assistidos (220 na lista de espera).
Redação e foto: Hélicon Barros – Compartilha Notícias