Sicontiba comemora 90 anos de história
A noite foi marcada pela posse de Hugo Catossi, da nova diretoria e do lançamento do livro que relata a trajetória da entidade
A celebração dos 90 anos de lutas e conquistas do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região (Sicontiba) foi realizada na noite dessa quinta-feira (7), na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). Na ocasião foram empossados o novo presidente Pedro Hugo Catossi e a nova diretoria gestão 2014/2016. O lançamento do livro “Sicontiba- Especial 90 anos”, também foi o destaque.
Ao som da banda da Polícia Militar do Paraná, o presidente da Federação dos Contabilistas do Estado do Paraná, Divanzir Chiminacio empossou, Hugo Catossi, e os 33 novos diretores que fizeram o juramento:
“Prometo, no exercício da presidência desse sindicato, respeitar a ética e a moral da profissão contábil, cumprir e fazer cumprir a Constituição Federal e, obedecer fielmente às disposições estatutárias de nossa entidade”.
O novo presidente abriu seu discurso ressaltando a importância das 350 pessoas que prestigiavam o evento, “acredito que todas as pessoas que estão aqui nesse momento são importantes para mim e contribuem de alguma maneira para o Sicontiba”, ele agradeceu a todos, em especial aos novos diretores.
Catossi falou sobre as metas do sindicato para a nova gestão como a revitalização das sedes, reformulação do quadro funcional, ampliação dos atendimentos e aproximação dos associados junto ao Sicontiba. O presidente ressaltou seus 20 anos de história e dedicação ao sindicato e disse que “o modo de pensar de um homem, reflete naquilo que acreditamos, por isso acredita e deposita sua confiança no Sicontiba”, finalizou.
90 anos de história
Para homenagear a saga do homem e da mulher contabilista, o surgimento da entidade nos anos 20, a dedicação valorosa de diretores e apoiadores, o sindicato lançou o livro “Sicontiba- Especial 90 anos”, relatando os percalços, batalhas e conquistas, como também o surgimento da União dos Guarda Livros do Paraná, a transformação em Ordem Sindical Paranaense de Contadores, além de outras histórias.
A assessora técnica da Biblioteca Pública do Paraná, Vilma Gural Nascimento e o contador da câmara técnica do CFC, Luiz Carlos de Souza, receberam das mãos de Narciso Doro, cinco exemplares cada um, para compor as bibliotecas do Paraná e do CFC em Brasília.
Homenagem
Narciso Doro congratulou com uma medalha de “Honra os Mérito Sindical Contábil” os ex-presidentes Irineu Zanuzzo, Adão Loureiro, Divanzir Chiminacio, Altevir Burbello e Gedião Tulio, destacando a importância daqueles que já contribuíram e deixaram sua marca na construção da história do Sicontiba.
Narciso saudou o presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná, Moacir Carlos Baggio, como também a todos os contabilistas, os ex-diretores, diretores e companheiros que fizeram parte da sua jornada durante os nove anos em que atuou no sindicato. O ex-presidente frisou a importância do fortalecimento das instituições sindicais sob o aspecto político, parabenizando o vereador Hélio Wirbiski (PPS), pelos projetos de desburocratização das micro e pequenas empresas.
Ao finalizar a cerimônia o presidente Hugo Catossi entregou a medalha de honra Mérito Contábil ao ex-presidente Narciso Doro, sua esposa Karina Lopes da Silva, agraciou com um buquê de flores a esposa de Catossi, Cristina Medeiros.
Foram homenageados como personalidade política os deputados federais Rubens Bueno e Luiz Carlos Hauly, como representantes das entidades parceira e co-irmã, presidente da Fiep, Edson Luiz Campagnolo e presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon, respectivamente.
Na área contábil, foram homenageados o professor e doutor, Vicente Pacheco e o contador Pedro Luiz de Paula Neto.
Participaram do evento o secretário de governo municipal, Ricardo Mac Donald Ghisi, representando o prefeito Gustavo Fruet, a presidente do CRC-PR, Lucélia Lecheta e demais convidados.
GALERIA DE FOTOS