Sicontiba divulga Nota de Repúdio contra a Serasa Empreendedor
NOTA DE REPÚDIO
Sicontiba divulga Nota de Repúdio contra a Serasa Empreendedor
O Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e região (SICONTIBA), fundado em 1923, se manifesta repudiando a Serasa Empreendedor em relação à divulgação em página virtual e correio eletrônico, tendo como assunto “SUA CONTABILIDADE POR UM PREÇO JUSTO. CONFIRA!”, em que pasmem, mencionando parceria com uma empresa de contabilidade específica, questiona explicitamente ao público se estão pagando um preço justo pelos serviços de Contabilidade, ao passo que acessando os links disponíveis vinculados é possível visualizar proposta de serviços de abertura de empresa de forma gratuita e contabilidade online mensal.
E mais, afirma e garante que pela parceria estariam desburocratizando a contabilidade e que tudo é resolvido em relação às obrigações, aos impostos e as notas fiscais.
Ainda, para completar, sugerem a troca de contabilidade de uma forma mais fácil do que se imagina (na forma de portabilidade), passando a serem executados os serviços por suposto maior escritório de contabilidade existente no país.
O SICONTIBA, que é a entidade que valoriza e defende os interesses coletivos dos profissionais da contabilidade de Curitiba e região, expressa o seu veemente repúdio à conduta da SERASA EMPREENDEDOR.
O SICONTIBA ressalta que existem princípios básicos expressos no Código de Ética Profissional do Contador, prevendo nortes direcionados em relação à concorrência, vedações na cobrança de honorários aviltantes, e condutas a serem seguidas para a concretização da valorização profissional.
A divulgação com as referidas perguntas despropositadas e sugestões ao público não estão em consonância com as regras de conduta estipuladas e com os costumes, já que antes de tudo é preciso exaltar que o serviço de contabilidade é uma ciência social, que reflete na vida de toda sociedade, seja por meios da obrigatoriedade da contabilidade para as empresas, seja na utilização para arrecadação de impostos pelos governos.
A conduta do Contabilista com relação aos colegas deve ser pautada nos princípios de consideração, respeito, apreço e solidariedade, em consonância com os postulados de harmonia da classe. São vários fatores, inclusive a confiabilidade, que devem ser analisados e observados para que seja perfectibilizada a relação contador-cliente.
Sabe-se que para ser cumprida na totalidade as obrigações acessórias não basta o correto serviço do profissional da contabilidade, pois antes se faz necessário receber a documentação do cliente de forma regular, extratos e diversos dados para a correta inserção nos sistemas e prestação dos serviços. Assim, não se pode garantir sucesso com o cumprimento de todas as obrigações acessórias.
O SICONTIBA faz campanha constante de valorização profissional e orienta que é de extrema importância que o profissional, antes de dizer o preço de honorários:
- conheça a empresa, o cliente;
- conheça os serviços que se fazem necessários e que serão prestados;
- analise o grau de responsabilidade e complexidade do serviço;
- analise o tempo para a execução das tarefas;
- analise o potencial do cliente;
- consulte a planilha referencial/orientativa de custos disponibilizada pelo Sindicato;
- não faça propaganda enganosa ou abusiva e exagerada.
Na execução dos serviços, é de suma importância que o profissional:
- atue de forma zelosa, velando pela idoneidade moral;
- atue sob a premissa de solidariedade profissional, respeitando os colegas de profissão;
- faça um contrato escrito de prestação de serviços, de forma detalhada;
- respeite o código de ética profissional;
- mantenha-se atualizado, participando de constante capacitação e aprimoramento profissional em educação continuada;
- contribua com os clientes na gestão estratégica, dando todo o assessoramento pertinente com clareza e objetividade, encontrando os erros e acertos, demonstrando assim que o profissional da contabilidade é o maior parceiro do empreendedor;
- faça valer sua responsabilidade técnica, aplicando corretamente os princípios e normas contábeis vigentes;
- preze pela formalidade e cumprimento de prazos.
O SICONTIBA diz NÃO para a autodesvalorização profissional!
Diante do acima exposto, a SERASA EMPREENDEDOR não pode fazer divulgação indagando “SUA CONTABILIDADE POR UM PREÇO JUSTO. CONFIRA!” A profissão contábil é regulamentada e não aceitamos a SERASA divulgar o acima. Igualmente, uma empresa de contabilidade afirmar que está desburocratizando a contabilidade não merece nossa concordância, pois é uma ciência e tudo que envolve a contabilidade é disciplinado por leis e normas.
Por isso, o Sicontiba, em nome da classe contábil de Curitiba e Região, repudia a divulgação infeliz da SERASA EMPREENDEDOR.
Curitiba, 27 de julho de 2018.
SINDICATO DOS CONTABILISTAS DE CURITIBA
Clique aqui ou na imagem abaixo para ver a Nota de Repúdio em PDF.