Sicontiba e Sescap-PR se reúnem para tratativas de negociação da Convenção Coletiva de Trabalho 2021/2022
Representantes do Sicontiba e do Sescap-PR
O Sicontiba – Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e região (entidade da categoria profissional) e o Sescap-PR (entidade da categoria patronal) no dia 04 de maio se reuniram (virtualmente) para tratativas de negociação da Convenção Coletiva de Trabalho 2021/2022 (data-base 01/06), aplicável a categoria diferenciada dos profissionais da contabilidade empregados em empresas de serviços contábeis e de assessoramento, perícias, informações e pesquisas, visando que empregados e empresários possam “costurar” um bom acordo com bom senso e responsabilidade social, estando todos cientes quanto ao cenário atípico decorrente da continuidade da pandemia do novo coronavírus (covid-19), momento esse que exige união de esforços, solidariedade e maior sensibilidade, sempre enaltecendo a preservação da vida.
O diretor de administração do Sicontiba, José Carlos Lada, acompanhado do assessor jurídico do sindicato, Dr. Ricardo Weber, fizeram uma breve explanação dos itens da pauta de reivindicações aprovada em assembleia do Sicontiba no dia 23 de abril, demonstrando também toda a dedicação nos trabalhos desenvolvidos pelos empregados ao longo do período de pandemia, pois já eram muito exigidos em tempos de normalidade, muito mais agora com diversas medidas anunciadas pelo governo (programas – prorrogações – parcelamentos – entre outros) e tendo em vista a alta procura dos clientes, exigindo-se inclusive uma atualização constante da legislação e procedimentos. Ressaltou-se o quão essenciais tem sido os empregados contabilistas nesse momento delicado que o país vive e também a alta inflação acumulada ao longo do ano, de fácil percepção no momento de ir num mercado fazer compras, preço da gasolina, entre outros.
O presidente do Sescap-PR, Alceu Dal Bosco, acompanhado do diretor de relações sindicais (Rogério Carvalho) e do Dr. Paulo Tricárico, ponderaram algumas dificuldades e situações que as Empresas Contábeis vem enfrentando durante a pandemia, a exemplo da maior porcentagem de inadimplência dos clientes no pagamento dos honorários. Fizeram menção de reconhecimento a importância do trabalhado desenvolvido pelos empregados e mencionaram que a ideia é aliar a relação capital/trabalho com equilíbrio na negociação coletiva.
Também participaram da reunião e fizeram algumas reflexões, pelo Sescap-PR: o diretor de assuntos legais, Euclides Locatelli, a conselheira Ormélia Tereza e o delegado sindical, João Gelasio Weber.
Agora, a entidade patronal fará um novo encontro com os empresários contábeis, ao passo que o Sicontiba aguardará o posicionamento do Sescap-PR a respeito das reivindicações.