Sicontiba lança plano de gestão
Nova sede e aumento do número de sócios estão entre as metas para 2014-2016
“Queremos mudanças. Vamos colocar em prática toda a nossa capacidade criativa para que tudo o que fizermos traga prosperidade. Estamos assumindo o desafio e o compromisso de unir, fortalecer e representar a classe contábil”, disse o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba, Hugo Catossi, à diretoria do sindicato reunida, na última sexta-feira, 24 de janeiro, para o lançamento dos planos a serem desenvolvidos nesses próximos três anos.
Além dos dirigentes da nova gestão, inúmeros convidados prestigiaram a solenidade. Entre outros, os ex-presidentes do Sicontiba, Irineu Zanuzzo, vice presidente da CNPL; Divanzir Chiminacio (atual presidente da Fecopar), Adão Loureiro; o delegado da 1ª Delegacia de Polícia Civil do Estado do Paraná, Rubens Recalcatti; Mário Elmir Berti, presidente da FENACON; Lucelia Lecheta, presidente do CRCPR; Marcos Rigoni de Mello, vice-presidente do CRCPR; Paulo Caetano, ex-presidente do CRCPR; Nilva Amália Pasetto, vice-presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná; Dolores Locatelli – IPMCont; Armando Lira, vogal da Junta Comercial e Valdir Pietrobon, ex-presidente da Fenacon. Em seus discursos, todos foram unânimes na defesa do fortalecimento político da classe contábil com representantes em todas as esferas. Na ocasião, Valdir Pietrobon pediu apoio dos contabilistas para ter um representante no Congresso Nacional.
Formada por profissionais da contabilidade de diversas áreas –funcionários públicos, professores e empresários -, a nova diretoria do Sicontiba assumiu dia 7 de novembro de 2012, em solenidade no Salão de Eventos da Federação das Indústrias do Paraná –Fiep, ocasião em que foi lançado o livro “Sicontiba – Especial 90 anos”, contando a história da entidade, criada em 1923 – a mais antiga da classe contábil no Paraná. Atualmente, existem 17 sindicatos de contabilistas no Estado, vinculados à Federação dos Contabilistas do Paraná-Fecopar.
Ao apresentar os projetos, o presidente enfatizou: “a proposta é inovar, mas também ampliar o que foi conquistado com muito esforço e persistência nesses 90 anos. Para incorporar novas ideias e avançar é necessária a participação de todos”.
Projetos
O desejo de realização da nova diretoria é evidenciado pelo número inicial de projetos – mais de 20. Entende Catossi que uma entidade com o histórico do Sicontiba precisa ser mais aguerrida e dinâmica.
A ideia de uma nova sede é uma das metas principais. A atual, na Av. Souza Naves, bairro Cristo Rei, tem sua importância, cumpre o seu papel e a partir de fevereiro será revitalizada para oferecer mais qualidade aos associados, principalmente se o número deles aumentar no ritmo em que outro plano de ação prevê. Os profissionais, na jurisdição do sindicato, já passam de 12 mil e aumentam a cada ano, pois em Curitiba e região metropolitana funciona grande número de cursos de Ciências Contábeis. Entre os serviços que exigem uma sede com mais espaço, estrutura física, estão os programas de atualização profissional – cursos, seminários, palestras – e o atendimento odontológico e jurídico. Outra proposta feita pela nova gestão é disponibilizar uma sala de apoio para os profissionais de contabilidade, oferecendo computador com acesso à internet e telefone. Para adquirir uma nova sede, no entanto, será necessário planejar e capitalizar.
Clique aqui e conheça em detalhes os planos apresentados
– Ampliação dos serviços prestados aos associados
– Aquisição de nova sede
– Adesão de mil novos sócios
– Alteração do estatuto
– Valorização profissional
– Cursos de atualização a preços reduzidos
– Ampliação de convênios com as instituições que ministram curso de Ciências Contábeis
– Bolsa de empregos com a divulgação de nomes e currículos
– Integração com as instituições de ensino
– Reconhecimento e homenagem a estudantes que se destacam nos cursos de graduação
– Homenagem a pessoas que se destacam na comunidade
– Promoção de eventos para angariar doações para entidades assistenciais
– Estreitar as relações com os profissionais que trabalham na Sanepar e na Copel
– Ampliação do atendimento odontológico e jurídico
– Convênios com novas empresas
– Estreitar o relacionamento com órgãos públicos
– Intensificar as práticas esportivas
– Fortalecer o núcleo da mulher contabilista
– Investir em comunicação para divulgar as ações da entidade
– Aumentar o número de delegados
– Estreitar as parcerias com as demais entidades da classe