Vetado projeto que prorrogava até julho prazo para entrega da Declaração do IRPF
Foi vetado pela presidência da república o projeto que visava adiar o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2021 de 31 de maio para 31 de julho.
Mesmo com a aprovação prévia pela Câmara dos Deputados, o projeto foi vetado integralmente, sendo que ainda é possível ao Congresso Nacional derrubar ou manter o veto presidencial (estamos acompanhando).
Trata-se de um pleito requerido diretamente ao Presidente, ao Ministro da Economia e ao Secretário Especial da RFB, conforme ofício conjunto enviado pelo SICONTIBA, CRCPR, SESCAP-PR, SESCAP-Londrina e SESCAP-Campos Gerais, no qual fora exposta a opinião da maioria dos contabilistas paranaenses de que estaria de “bom tamanho” a prorrogação para 31/05/2021 da entrega da DIRPF, já que, em sentido contrário, poderia vir a gerar transtornos junto às empresas contábeis.
Clique aqui e acesse o ofício enviado pelas Entidades Contábeis unidas em meados de abril, acolhido pela presidência.
Além do Planalto atender o pleito da classe contábil (agradecemos), outro motivo mencionado é de que também causaria um desequilíbrio do fluxo de recursos.
Portanto, como a Receita Federal do Brasil havia estendido o prazo para 31 de maio, por enquanto este é o prazo que está valendo.