Fórum esclarecerá regras contábeis e jurídicas do Terceiro Setor: inscrições gratuitas
4ª edição do evento será realizada, dia 1 de dezembro, no Museu do Olho
Com objetivo de informar e discutir regras contábeis e jurídicas que entidades sem fins lucrativos devem obedecer, o Sindicato dos Contabilistas de Curitiba (Sicontiba) realiza o 4º Fórum Paranaense do Terceiro Setor. O evento é gratuito e será realizado dia 1 de dezembro no auditório do Museu do Olho (Oscar Niemeyer), em Curitiba. A abertura solene, às 8h30, conta com as participações de defensores da cidadania, o vice-governador do Paraná, Flávio Arns, e a presidente do Provopar, Fernanda Richa. Serão quatro experientes e renomados palestrantes que esclarecerão aspectos contábeis e jurídicos, normas e leis que regem o Terceiro Setor.
“A transparência na contabilidade e correta prestação de contas, em relação a recursos recebidos, despesas, entre outros, é indispensável as entidades sem fins lucrativos que precisam respeitar uma série de procedimentos, normas e regras específicas deste setor”, afirma o presidente do Sicontiba, Narciso Doro. Narciso reforça a idéia afirmando que as demonstrações contábeis elaboradas para o Terceiro Setor não podem ser adaptações de demonstrativos desenvolvidos para o Segundo Setor (as empresas), as quais possuem características distintas.
A primeira palestra, das 9h às 10h, abordará a temática “A Fiscalização e Responsabilidade dos Gestores do Terceiro Setor sob a Luz do Ministério Público”, ministrado pelo procurador geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, Laerzio Chiesorin Junior.
A palestra seguinte com o tema “Auditoria no Terceiro Setor – Fragilidade nos Controles Internos”, começas às 10h, será ministrada pelo contador Marcelo Monelo, sócio de escritório contábil especializado em gestão contábil de Entidades do Terceiro Setor, ao término às 11h, inicia debate, no qual o público interage com perguntas.
Na terceira palestra, das 14h às 15h30, o contador e auditor, há 22 anos de entidades do Terceiro Setor, Ivan Pinto, vai abordar o tema: “Cuidados Contábeis e Operacionais nos Processos de Indeferimento das EBAS – na educação, saúde e assistência social. Normas e procedimentos”.
Após coffe break, às 16h, a procuradora de justiça e coordenadora do Centro de Apoio das Fundações e Terceiro Setor do Ministério Público do Paraná, Isabel Cláudia Guerreiro, finaliza o Fórum com a prestação de contas e organização contábil destas entidades, na palestra: “Atuação do Ministério Público nas Fundações Privadas e Entidades do Terceiro Setor”.
O 4º Fórum Paranaense do Terceiro Setor conta com apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Ministério Público do Paraná, Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), Fundação de Ação Social (FAS), Instituto Paranaense da Mulher Contabilista (Ipmcont), Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) e SescapPR. O evento é patrocinado pela Caixa Econômica Federal, Sodexo e EBS sistemas.
O Fórum é gratuito, as vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas no site do Sicontiba.
Redação: Hélicon Barros – Compartilha Notícias