SICONTIBA protocola pauta de reivindicações junto ao Sescap-PR da CCT 2026/2027 e reforça luta por valorização dos empregados contabilistas e das mulheres trabalhadoras
Da esquerda para a direita: Nelson Zafra (presidente Sescap-PR); Dirceu Vaz (presidente Sicontiba), Allan Lucas Jucovski (diretor de Relações Sindicais Sescap-PR) e Rogério Carvalho (vice-presidente Sescap-PR).
Demonstrando seu compromisso permanente com a defesa dos direitos e a valorização dos empregados contabilistas, o SICONTIBA, por meio de seu presidente, Dirceu Tadeu Vaz, protocolou oficialmente, no dia 29 de maio, junto ao SESCAP-PR, a pauta de reivindicações da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2026/2027.
A entrega do documento foi realizada presencialmente pelo presidente do SICONTIBA ao presidente do SESCAP-PR, marcando o início das tratativas de negociação coletiva em defesa dos empregados profissionais da contabilidade de Curitiba e Região Metropolitana.![]()
![]()
O Presidente do Sicontiba, Dirceu Vaz, apresentou e fundamentou as reivindicações do SICONTIBA junto ao SESCAP-PR, reforçando a necessidade de avanços concretos na valorização dos empregados contabilistas e na proteção das mulheres trabalhadoras.
Construída de forma democrática e participativa, a pauta é resultado das demandas encaminhadas pelos próprios empregados contabilistas por meio dos canais de Ouvidoria e da Assessoria Jurídica do SICONTIBA, além das deliberações aprovadas em Assembleia Geral Extraordinária realizada em 21 de maio, na sede administrativa Hugo Catossi.
Mais do que preservar direitos já conquistados, o SICONTIBA entra nas negociações da CCT 2026/2027 com o objetivo de buscar avanços reais para a categoria, especialmente em cláusulas econômicas, sociais e de valorização profissional.
Neste ano, o sindicato dá especial atenção a uma pauta de grande relevância social: a valorização das mulheres e mães trabalhadoras, defendendo medidas concretas que promovam mais equilíbrio entre maternidade, carreira e dignidade no ambiente profissional.
Como forma de fortalecer tecnicamente as reivindicações apresentadas e demonstrar a realidade vivida pelos profissionais da contabilidade, o presidente do SICONTIBA, Dirceu Tadeu Vaz, esteve acompanhado de uma contadora e associada da entidade, que contribuiu com percepções práticas sobre os desafios enfrentados no dia a dia da profissão, especialmente em temas relacionados à maternidade, equilíbrio entre vida profissional e familiar e valorização da mulher no mercado de trabalho.
A iniciativa reforça o compromisso do SICONTIBA em construir uma pauta de reivindicações conectada às reais necessidades da categoria, levando à mesa de negociação não apenas propostas sindicais, mas também experiências concretas vivenciadas pelos próprios empregados contabilistas.
![]()
Entre os principais avanços defendidos pelo SICONTIBA estão:
✔️ Mais 60 dias de estabilidade no emprego para gestantes e adotantes, além do período já assegurado por lei;
✔️ Possibilidade de trabalho em home office por até 60 dias no retorno da licença-maternidade, quando a função desempenhada permitir;
✔️ Criação do auxílio-creche/pré-escola, oferecendo maior suporte às mães trabalhadoras;
✔️ Ampliação do abono para acompanhamento médico de filhos, fortalecendo o amparo às famílias;
✔️ Garantia da manutenção do vale-alimentação durante a licença-maternidade;
✔️ Reforço à igualdade salarial e de oportunidades entre homens e mulheres, combatendo desigualdades no ambiente de trabalho;
✔️ Fortalecimento de medidas de prevenção e combate ao assédio moral e sexual, promovendo ambientes profissionais mais seguros e respeitosos.
Para o presidente do SICONTIBA, Dirceu Tadeu Vaz, o sindicato tem atuado com responsabilidade, firmeza e diálogo para assegurar que os empregados contabilistas tenham seus direitos respeitados e ampliados.
“A negociação coletiva é uma ferramenta fundamental para garantir avanços concretos aos trabalhadores. O SICONTIBA continuará defendendo com firmeza os interesses da categoria, buscando não apenas a manutenção das conquistas existentes, mas também melhorias efetivas nas condições de trabalho, especialmente para as mulheres e mães trabalhadoras”, destaca Dirceu Vaz.
O diretor de Relações Sindicais do SESCAP-PR, Allan Lucas Jucovski, que integra a Comissão de Negociação Coletiva da entidade patronal, acompanhará as discussões junto ao setor empresarial. O sindicato patronal deverá se reunir com representantes das empresas de outras regiões do Estado ao longo do mês de junho para análise da pauta apresentada.
O SICONTIBA seguirá acompanhando de perto todas as etapas da negociação coletiva, mantendo sua atuação firme na defesa dos empregados contabilistas e trabalhando para assegurar uma Convenção Coletiva que represente avanços econômicos, administrativos e sociais para toda a categoria.
Assembleia Extraordinária do SESCAP-PR
As empresas representadas pelo SESCAP-PR (associadas e não associadas), em condições de votar, estão convocadas para participar da Assembleia Geral Extraordinária Presencial, que será realizada no dia 19 de junho de 2026 (sexta-feira), na sede da entidade, localizada na Rua Marechal Deodoro, 500, 13º andar, Centro de Curitiba.
A assembleia terá como pauta a apreciação, discussão e deliberação das reivindicações trabalhistas relacionadas à Convenção Coletiva de Trabalho 2026/2027, incluindo a análise das pautas apresentadas pelas entidades sindicais laborais, entre elas a pauta protocolada pelo SICONTIBA, que busca avanços econômicos, sociais e administrativos em favor dos empregados contabilistas. O encontro também será um momento importante para o setor patronal discutir estratégias e posicionamentos que nortearão as negociações coletivas deste período.
Para maiores informações sobre a Assembleia Extraordinária do SESCAP-PR, acesse https://sescap-pr.org.br/noticias/cct-2026-27-sescap-pr-recebe-pauta-de-reivindicacoes-do-sicontiba/
![]()
![]()
Valorizando o Passado – Inovando no Presente – Fortalecendo o Futuro